free web
stats

Relançamento da secção de modelismo da APAC

Anunciado recentemente, os sócios da secção de modelismo da APAC-Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho-de-Ferro, têm trabalhado afincadamente na recuperação das maquetas da associação.

O coordenador da secção de modelismo da APAC: Joaquim Capinha

O coordenador da secção de modelismo da APAC: Joaquim Capinha

Na tarde de sábado, Joaquim Capinha, o coordenador da secção, recebeu a webrails.tv onde nos contou quais os planos para o curto e médio prazo: “Há alguns anos que a secção de modelismo tem estado sem actividade relevante, levando à degradação das maquetes, apesar de estarem convenientemente guardadas”.

Joaquim Capinha é um entusiasta da escala N (1:160), naturalmente à questão sobre esta escala, responde-nos que “Vamos dar prioridade à escala H0, por ser a mais representativa dos modelistas da APAC, recuperando os módulos da norma Maquetren que existem, onde vamos dar corpo ao plano inicial de reproduzir a estação de Abrantes e os kilómetros de via próximos, optando por um ambiente eminentemente português. Para a escala N, primeiro vamos recuperar uma das maquetas que o clube tem, de forma a que modelistas desta escala possam encontrar na APAC um local para porem os seus modelos a circular, e com o tempo, iremos desenvolver módulos em escala N, reproduzindo um ambiente semelhante ao da Linha da Beira Alta, mas estamos abertos a ideias para ambas as escalas”. Estas prioridades justificam-se, para que “num futuro próximo, a APAC tenha disponível material para poder participar nos eventos para que for solicitada”.

Ambiente entusiasmado na recuperação dos módulos da maqueta em escala H0

Ambiente entusiasmado na recuperação dos módulos da maqueta em escala H0

Segundo Joaquim Capinha, o grupo de sócios da secção de modelismo rondam os 12 elementos, em que 90%  praticam a escala H0 e os restantes 10%  a escala N. Mas acrescenta que há mais sócios modelistas, mas que ainda não participam neste relançamento da secção.

Relativamente à participação nos eventos anunciados para 2019, “no CIMH0, já no final de Abril, a APAC irá participar, mas sem módulos, sendo que para a FERMODEL, ainda não está decidido a forma de participação”.

Naturalmente, com uma vida activa de quase 4 décadas, a associação dispõe de uma colecção de material em H0 e em N bastante vasta, mas todo ele a precisar de manutenção ou recuperação. “É também objectivo da secção recuperar todo o espólio da APAC, de forma a que em todas as futuras participações para as quais seja convidada, essa participação se faça com um substancial utilização deste espólio”.

Uma das maquetas em escala N, que a secção de modelismo pretende recuperar

Uma das maquetas em escala N, que a secção de modelismo pretende recuperar

“Para o longo prazo”, acrescenta Joaquim Capinha, “o plano é ter todas as maquetas a funcionar para que os sócios possam trazer os seus modelos e os coloquem a funcionar, porque a maioria não dispõe de espaço em casa para poder ter uma maqueta própria”.

Com esta notícia, facilmente se compreende que o modelismo ferroviário está bem vivo em Portugal e que existem grupos de modelistas associados por todo o pais, que têm dado corpo a iniciativas, todas elas promissoras. Quanto aos fabricantes também se regista bastante actividade como a webrails.tv tem dado conta.

Neste final do 1º trimestre, o balanço para 2019 parece promissor…

Encenação nos módulos em recuperação na APAC

Encenação nos módulos em recuperação na APAC