free web
stats

Home » Entries posted by Daniel Conde

Stories written by Daniel Conde
Esperar NÃO é o melhor remédio

\ \ \

Esperar NÃO é o melhor remédio

Contudo, se deste Ministro, que já fez mais e melhor pela nossa ferrovia em 2 anos que muitos antecessores em legislaturas inteiras, veio a convicção que o futuro não passaria pelas Vias Estreitas do Douro, tampouco veio certeza alguma sobre a construção da centenária promessa da “Transversal Trasmontana”. Ou seja, ficámo-nos em coisa nenhuma.

Sorria: está a ser enganado!

\ \ \

Sorria: está a ser enganado!

A cada 6 km de ecopista gasta-se o equivalente a 1 km de ferrovia, numa área de 145 mil habitantes, três cidades e uma vila; para promover mobilidade sustentável, segundo a própria Infraestruturas de Portugal…

Estudo de viabilidade da reabertura do Ramal e inquérito à população sobre o que preferem? Nem sonhar!

Os Escravos do Vale do Tua

\ \ \

Os Escravos do Vale do Tua

Conteúdo exclusivo para assinantes. Para saber as condições de Assinatura

Economia a pedais

\ \ \ \

Economia a pedais

Vila Real diz Não à Ferrovia, em Ano Europeu do Transporte Ferroviário, ou a transformação discreta do canal da Linha do Corgo em Vila Real em mais uma ecopista.

Três Ovelhas Negras

Três Ovelhas Negras

O Governo elaborou um Plano Ferroviário na proposta de Orçamento de Estado para 2021, com um objectivo ambicioso: ligar todas as capitais de distrito. Um objectivo não só lúcido, como exequível, e justo. Três capitais de distrito não têm serviço ferroviário: Viseu – perdeu as Linhas do Vouga e do Dão em 1990; Bragança – […]

Porque deve o Corgo esperar pelo Douro?

\ \

Porque deve o Corgo esperar pelo Douro?

Reabrir a Linha do Corgo custará à volta de 11 Milhões de euros – 1,6 Milhões de euros apenas, com um possível financiamento comunitário a fundo perdido.

Democracia de Província

Democracia de Província

Por fim são as próprias autarquias da região que por inércia castram qualquer iniciativa de discussão sobre a reabertura das Vias Estreitas.

Linha do Tua à Deriva

\ \

Linha do Tua à Deriva

A Linha do Tua, ao invés de infra-estrutura dinamizadora de investimentos e bem-estar, tem sido tratada como verbo de encher, saco de pancada, piada seca e de circunstância.

Servidão para cá do Marão

\

Servidão para cá do Marão

É prática negativa o generalizar, meter todos os políticos e políticas num mesmo saco de execrabilidade e estultícia. Mas como trasmontano não posso ficar indiferente a duas polémicas que estão a varrer a minha Região: a “descentralização” aos bochechos lançada às autarquias, e o PNI2030 a virar costas ao nosso território. Uma coisa é atribuir […]

Metro Stultus do Mondego

\ \

Metro Stultus do Mondego

Numa estimativa rápida, repor a via-férrea no Ramal da Lousã custaria cerca de 12 Milhões de euros: só a preparação deste troço para o Metro Bus custa 25 Milhões, o dobro.

Linha do Tua – Elogio da Loucura

\

Linha do Tua – Elogio da Loucura

Foi realizada em Dezembro uma conferência de imprensa, na estação de Mirandela, na qual algumas das entidades responsáveis pelo Plano de Mobilidade do Vale do Tua quiseram dar a conhecer o ponto de situação da sua execução, que se arrasta há vários anos. Contudo, pouco foi acrescentado de novo, e desse só péssimas notícias. Quis […]

Linha do Tua no Trainz – Parte 2

\ \ \ \

Linha do Tua no Trainz – Parte 2

Tendo já algumas centenas de metros de Linha do Tua editadas, nada melhor que fazer um pequeno teste com aquilo que deveria ter sido um comboio turístico com material histórico da via – uma Mallet e as famosas carruagens Napolitanas. Comboio esse que fazia parte do meu projecto de Turismo Ferroviário na Linha do Tua […]

Page 1 of 212