Home » Entries posted by Daniel Conde
Daniel Conde \ Pedro Nuno Santos \ PFN \ Plano Nacional Ferroviário
Esperar NÃO é o melhor remédio
Contudo, se deste Ministro, que já fez mais e melhor pela nossa ferrovia em 2 anos que muitos antecessores em legislaturas inteiras, veio a convicção que o futuro não passaria pelas Vias Estreitas do Douro, tampouco veio certeza alguma sobre a construção da centenária promessa da “Transversal Trasmontana”. Ou seja, ficámo-nos em coisa nenhuma.
Ano Europeu do Transporte Ferroviário \ ecopistas \ Passageiros \ ramal da Figueira da Foz
Sorria: está a ser enganado!
A cada 6 km de ecopista gasta-se o equivalente a 1 km de ferrovia, numa área de 145 mil habitantes, três cidades e uma vila; para promover mobilidade sustentável, segundo a própria Infraestruturas de Portugal…
Estudo de viabilidade da reabertura do Ramal e inquérito à população sobre o que preferem? Nem sonhar!
EDP \ Linha do Tua \ Mário Ferreira \ Plano de Mobilidade do Vale do Tua
Os Escravos do Vale do Tua
Conteúdo exclusivo para assinantes. Para saber as condições de Assinatura
Daniel Conde \ ecopistas \ Infraestruturas de Portugal \ Linha do Corgo \ Vila Real
Economia a pedais
Vila Real diz Não à Ferrovia, em Ano Europeu do Transporte Ferroviário, ou a transformação discreta do canal da Linha do Corgo em Vila Real em mais uma ecopista.
Três Ovelhas Negras
O Governo elaborou um Plano Ferroviário na proposta de Orçamento de Estado para 2021, com um objectivo ambicioso: ligar todas as capitais de distrito. Um objectivo não só lúcido, como exequível, e justo. Três capitais de distrito não têm serviço ferroviário: Viseu – perdeu as Linhas do Vouga e do Dão em 1990; Bragança – […]
CIM Douro \ Linha do Corgo \ Linha do Douro
Porque deve o Corgo esperar pelo Douro?
Reabrir a Linha do Corgo custará à volta de 11 Milhões de euros – 1,6 Milhões de euros apenas, com um possível financiamento comunitário a fundo perdido.
Democracia de Província
Por fim são as próprias autarquias da região que por inércia castram qualquer iniciativa de discussão sobre a reabertura das Vias Estreitas.
CCDR-N \ Linha do Tua \ Mystic Tua
Linha do Tua à Deriva
A Linha do Tua, ao invés de infra-estrutura dinamizadora de investimentos e bem-estar, tem sido tratada como verbo de encher, saco de pancada, piada seca e de circunstância.
Linha do Douro \ Trás-os-Montes
Servidão para cá do Marão
É prática negativa o generalizar, meter todos os políticos e políticas num mesmo saco de execrabilidade e estultícia. Mas como trasmontano não posso ficar indiferente a duas polémicas que estão a varrer a minha Região: a “descentralização” aos bochechos lançada às autarquias, e o PNI2030 a virar costas ao nosso território. Uma coisa é atribuir […]
metroBus \ ramal da Lousã \ Sistema de Mobilidade do Mondego
Metro Stultus do Mondego
Numa estimativa rápida, repor a via-férrea no Ramal da Lousã custaria cerca de 12 Milhões de euros: só a preparação deste troço para o Metro Bus custa 25 Milhões, o dobro.
Linha do Tua \ Plano de Mobilidade do Vale do Tua
Linha do Tua – Elogio da Loucura
Foi realizada em Dezembro uma conferência de imprensa, na estação de Mirandela, na qual algumas das entidades responsáveis pelo Plano de Mobilidade do Vale do Tua quiseram dar a conhecer o ponto de situação da sua execução, que se arrasta há vários anos. Contudo, pouco foi acrescentado de novo, e desse só péssimas notícias. Quis […]
Daniel Conde \ Linha do Tua \ Linha do Tua no Trainz \ modelismo virtual \ trainz
Linha do Tua no Trainz – Parte 2
Tendo já algumas centenas de metros de Linha do Tua editadas, nada melhor que fazer um pequeno teste com aquilo que deveria ter sido um comboio turístico com material histórico da via – uma Mallet e as famosas carruagens Napolitanas. Comboio esse que fazia parte do meu projecto de Turismo Ferroviário na Linha do Tua […]