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Consignação da empreitada de modernização do troço Celorico da Beira – Guarda, Linha da Beira Alta

A Infraestruturas de Portugal, para aumento da capacidade de circulação, consignou na quarta feira, 28 de Julho, a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira e Guarda, que integra o Corredor Internacional Norte, no âmbito do programa de investimentos na expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.

Numa cerimónia realizada ao início da tarde de hoje na sede da IP, foi assinado o auto de consignação da obra, que foi adjudicada ao consórcio CONDURIL – Engenharia, S.A. / TEIXEIRA DUARTE – Engenharia e Construções, S.A / Somafel – engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. pelo valor de 53.112.000,00 euros. A assinatura do auto de consignação marca o início da empreitada que tem um prazo de execução de 751 dias.

A empreitada a executar consiste na renovação integral da superestrutura de via, num troço com cerca de 46 quilómetros, prevendo ainda o alteamento, alargamento e prolongamento das plataformas nas Estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, por forma a promover a melhoria das condições de mobilidade dos utilizadores no acesso ao transporte ferroviário. Será igualmente realizada a alteração do layout (configuração das linhas) nestas estações, de forma a permitir a circulação de comboios de 750 metros de comprimento, otimizando as condições de exploração através, não só, do aumento da capacidade para os comboios de mercadorias, dos atuais com 500 metros de comprimentos para 750 metros, mas também um aumento do número de circulações.

No âmbito da empreitada serão também realizados trabalhos de supressão das Passagens de Nível de Celorico Gare e de Baraçal. Como alternativas de atravessamento, será realizada a construção dos respetivos desnivelamentos e restabelecimentos, que garantem melhores condições de segurança para os utilizadores.

CORREDOR INTERNACIONAL NORTE

Como principais objetivos do Corredor Internacional Norte:

• Promover a interoperabilidade ferroviária com a rede Espanhola e Europeia;
• Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias, permitindo a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m (na Linha da Beira Baixa 600m);
• Construir as concordâncias na Guarda e Pampilhosa;
• Eliminar restrições de velocidade e recuperação dos tempos de trajeto dos serviços de passageiros de longo curso;
• Permitir comboios elétricos na totalidade da Linha da Beira Baixa, com a eletrificação do troço Covilhã – Guarda;
• Melhorar condições de segurança com a eliminação de passagens de nível e a instalação de sinalização eletrónica;
• A intervenção permitirá um aumento de capacidade diária da Linha da Beira Alta dos atuais 14 comboios de 500m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais do dobro da atual.

A “Empreitada do Troço Celorico da Beira – Guarda integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso),
aprovada ao abrigo do programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

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