free web
stats

Feira de trocas # APAC 2018 – um sucesso a continuar!

Decorreu no passado sábado, 17 de Novembro de 2018, a primeira feira de trocas da APAC, Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho-de-Ferro, na sede em Santa Apolónia.

Um dos expositores, com uma presença variada!

Um dos expositores, com uma presença variada!

Estiveram presentes 8 expositores participantes e muitos visitantes. Nas 3 horas de duração do evento muito se passou entre os presentes, a sala onde decorreu o evento foi pequena para tantos interessados. Valeram as restantes salas da Associação, repletas também de motivos de interesse a valerem uma visita.

Entre os artigos expostos estiveram várias publicações, desde revistas a livros, diversas publicações ferroviárias específicas e catálogos de várias marcas, calendários, postais, alguns e algumas delas verdadeiras memórias para muitos. “Desapareceram” num ápice.

Colecção Tri-ang Railways

Colecção Tri-ang Railways

Quanto a modelos à escala, apareceu um pouco de tudo. De realçar uma colecção Tri-ang Railways/Hornby, um tesouro para coleccionadores, modelos de vagões de mercadorias, carruagens de passageiros, locomotivas de marcas e épocas muito diversas, da Athearn, Fleischmann, Jouef, Liliput, Lima, Märklin, Proto 2000/Life Like, Roco, Spectrum/Bachmann e Trix, alguns em kit. Também estiveram disponíveis modelos de produção própria de alguns expositores, onde se destacam 2 carruagens do comboio presidencial, e que foram alvo de troca entre os presentes.

Modelos, postais, elementos de cenário, livros...

Modelos, postais, elementos de cenário, livros…

Estiveram também expostos elementos de cenário, alguns adaptáveis a ambiente português, via de vários tipo, códigos e marcas e equipamentos eléctricos e electrónicos para operação AC, DC e DCC de várias “épocas técnicas”, que podem ser úteis para muitos modelistas com maquetas mais antigas, encontrar equipamentos que já não estão disponíveis no comercio de retalho clássico.

Modelos antigos Jouef e equipamentos técnicos

Modelos antigos Jouef e equipamentos técnicos

Uma iniciativa a repetir, sem dúvida, pela dinamização de vendas e trocas entre associados e não só, troca de experiências, boas histórias, reencontro caloroso de entusiastas que já não se encontravam há algum tempo, etc. Entretanto, muitos aproveitaram para adquirir o livro “Nohab-As Automotoras em Portugal”, uma edição própria de elevada qualidade histórica e documental, que se vende a bom ritmo e fazer a pré-reserva do 1º volume da nova edição “A Sinalização Ferroviária em Portugal” da autoria de Nuno Barrento e da próxima Trainspotter em suporte papel dedicada às locomotiva CP 1800.

Esperemos que a APAC repita brevemente a experiência e a publicite. Aguardemos, vamos ficar atentos!