Na sequência do anuncio da publicação “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos” a webrails.tv colocou algumas questões ao autor.
Webrails.tv: Porquê escrever este livro?
Nuno Barrento: O propósito subjacente à escrita deste livro está relacionado com uma paixão por tão fascinante área técnica (a Sinalização Ferroviária) e pelo facto de não existir matéria documentada sobre as características e o funcionamento dos sistemas de sinalização instalados na rede ferroviária nacional.
Esta publicação fomenta assim a partilha do conhecimento ferroviário, em especial duma matéria tão pouco conhecida fora do meio.
WTV: Como está estruturado?
NB: Estruturado em 4 capítulos fundamentais, o livro retrata as tecnologias instaladas aquando da eletrificação da rede ferroviária nacional (Jeumont, Alsthom, Ericsson e Siemens), contendo um breve enquadramento histórico e seguindo-se-lhe a descrição das características técnicas, dos equipamentos usados e das particularidades operacionais de cada uma das 4 tecnologias.
Com prefácio de José Guerra e o posfácio de Francisco Cardoso dos Reis.
WTV: Que desafios se colocaram à elaboração de “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos”?
NB: Durante todo o processo investigação e recolha de conteúdos registou-se uma grande dificuldade na obtenção de elementos alusivos aos sistemas já desativados e também sobre o processo original de implementação destes sistemas na rede ferroviária portuguesa.
Esta dificuldade foi contornada através da recolha de testemunhos de ferroviários.
A obtenção de fotografias sobre os postos de sinalização já desativados foi também muito difícil, tendo nalguns casos que se recorrer a imagens de revistas e folhetos.
Não obstante, o trabalho foi muito aliciante e contribui para consolidação da história da ferrovia portuguesa!
|