free web
stats

Livro “A Sinalização Ferroviária de Portugal” em pré-venda

A APAC colocou em fase de pré-venda o livro “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos”. Trata-se da mais recente edição da associação e tem a autoria do ferroviário, associado da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, Nuno Silvério Barrento.

 

.

sinalizacaoNBarrentoNa sequência do anuncio da publicação “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos” a webrails.tv colocou algumas questões ao autor.

Webrails.tv: Porquê escrever este livro?

Nuno Barrento: O propósito subjacente à escrita deste livro está relacionado com uma paixão por tão fascinante área técnica (a Sinalização Ferroviária) e pelo facto de não existir matéria documentada sobre as características e o funcionamento dos sistemas de sinalização instalados na rede ferroviária nacional.

Esta publicação fomenta assim a partilha do conhecimento ferroviário, em especial duma matéria tão pouco conhecida fora do meio.

WTV: Como está estruturado?

NB: Estruturado em 4 capítulos fundamentais, o livro retrata as tecnologias instaladas aquando da eletrificação da rede ferroviária nacional (Jeumont, Alsthom, Ericsson e Siemens), contendo um breve enquadramento histórico e seguindo-se-lhe a descrição das características técnicas, dos equipamentos usados e das particularidades operacionais de cada uma das 4 tecnologias.

Com prefácio de José Guerra e o posfácio de Francisco Cardoso dos Reis.

WTV: Que desafios se colocaram à elaboração de “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos”?

NB: Durante todo o processo investigação e recolha de conteúdos registou-se uma grande dificuldade na obtenção de elementos alusivos aos sistemas já desativados e também sobre o processo original de implementação destes sistemas na rede ferroviária portuguesa.

Esta dificuldade foi contornada através da recolha de testemunhos de ferroviários.

A obtenção de fotografias sobre os postos de sinalização já desativados foi também muito difícil, tendo nalguns casos que se recorrer a imagens de revistas e folhetos.

Não obstante, o trabalho foi muito aliciante e contribui para consolidação da história da ferrovia portuguesa!

 

.

A edição – de capa dura, papel de qualidade e impressão a cores – conta com duzentas páginas profusamente ilustras que documentam as soluções encontradas para suportar a redundância da segurança na circulação de comboios.

A edição “A Sinalização Ferroviária de Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos e Eletromecânicos” encontra-se em pré-venda no site da APAC até ao dia 9 de Dezembro de 2018. Prevê-se que o lançamento ocorra na segunda metade de Dezembro.