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Sanções podem confirmar uma ferrovia de remendos

Na actual conjuntura, por dois ponto percentuais, Portugal pode ver impostas pela União Europeia sanções com reflexo no investimento publico. Procuramos enquadrar um cenário que envolvesse a estratégia Ferrovia 2020 e o actual financiamento europeu.

No quadro da estratégia Ferrovia 2020 a grande aposta centra-se nos corredores norte e sul. As ligações que deverão colocar os portos portuguesas em ligação com a rede principal de corredores europeus. As ligações a Espanha contam com financiamento publico, através do Programa Portugal 2020, e dos CEF – Coesão e Geral, como alavanca para o investimento. Se o apoio europeu ao investimento publico for suspenso os grandes projectos ferroviários a norte e sul podem ir para a gaveta. E em vez de cruzamentos de 750 metros ou a interoperabilidade da rede, produzir uma política de manutenção e remendos.

Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, ajudou a webrails.tv a compor um cenário para a actual conjuntura.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

No entanto um eventual cenário de sanções coloca-se ainda como prematuro. Porque ainda não se sabe se vai haver sanções e suspensão dos fundos, e depois porque “neste momento é quase impossível fazer uma ventilação por sectores e saber que fundos vão afectar que sector”, explicou fonte da União Europeia.