free web
stats

Ferrovia ibérica debate-se no dia 7 em Madrid

iberianRailDevelopmentNa próxima terça-feira dia 7 de Junho a capital espanhola acolhe a edição de 2016 do Iberian Rail Development. O evento temático recupera o debate da ferrovia peninsular, e empresta um contexto ibérico e europeu à abordagem. O encontro de Madrid aposta também em temas que fazem a actualidade na operação ferroviária.

O programa encontra-se centrado na questão politica “Como Poderá a Península Ibérica Desenvolver a sua parte do Futuro Sistema Ferroviário Europeu?”. Mas abre também espaço para temas mais técnicos, como o sistema ERTMS, ou a Cíber Segurança na Indústria do Transporte.

Curiosa poderá ser também a apresentação da Renfe. O operador ferroviário espanhol desvenda “Prioridades, Projectos e Planos” da empresa. Ou ainda o facto do painel “Intermodalidade em Portos de Espanha e Portugal: Experiência Adquirida e Expectativas Futuras”, não ter presença portuguesa do sector. Ausência que se estende a todos os painéis Iberian Rail Development.

Mas se não há intervenção ao nível dos oradores, a participação portuguesa em Madrid conta com delegados de 13 entidades inscritas.

Apuramos a presença de: APNCF – Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária, Autoridade Portuária do Douro e Leixões, Betar Consultores, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Coba, MedLog, Grupo Barraqueiro, IMT, a Nokia, Somafel, Grupo Thales, a UKTI British Embassy Lisbon, e a Universidade do Porto.