free web
stats

Museu do Técnico acolheu lançamento de “O Imperativo da Bitola Europeia”

museuISTO professor Mário Lopes, também presidente da ADFERSIT, lançou no Museu do Instituto Superior Técnico (IST) “O Imperativo da Bitola Europeia”. O livro, apresentado esta terça feira, aborda a questão da bitola europeia centrando o foco na  sustentabilidade da economia com base na ferrovia como elemento estruturante do território.

Para o docente do IST em engenharia a publicação deste livro visa estimular o debate e promover a discussão num tempo de decisões. Como “técnico”, referiu que existiu motivação politica para escrever “O Imperativo da Bitola Europeia”. “A engenharia é um instrumento de desenvolvimento do país. E é preciso que os políticos tomem as decisões adequadas com as informações que os técnicos lhes dão,” assinalou a abrir a apresentação do livro

Apontou à ferrovia ” um papel fundamental no desenvolvimento económico do país, “ enquanto infra-estrutura mais importante na estruturação do território. ” O que nós fizermos em termos de ferrovia vai determinar muito o desenvolvimento do território, “ assinalando que existem aspectos fundamentais a considerar nas opções: ” isto não é só Portugal, nós não estamos isolados, e a analise tem de ser feita a longo prazo. “

Se Mário Lopes apresentou o conteúdo do livro José António Barros, Vice Presidente da CIP, emprestou contexto ao investimento numa ferrovia competitiva para o futuro como estimulo para a economia. Lembrou o custo das infraestruturas nas mercadorias. E destacou os fluxos marítimos que Portugal pode aproveitar se estiver correctamente infraestruturado. José António Barros foi também o autor do prefácio de “O Imperativo da Bitola Europeia”.

Artigo completo para subscritores AQUI