CSF integra o Projeto Capacity4Rail
A investigação ferroviária portuguesa do Centro de Saber da Ferrovia (CSF), integra o projeto europeu Capacity4Rail. O CSF existe desde 2008, está inserido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O Capacity4Rail é mais um dos projetos em desenvolvimento no domínio ferroviário onde o CSF está envolvido. À margem do XI Congresso da ADFERSIT, a webrails.tv aproveitou para recolher um apontamento com um dos responsáveis pelo trabalho desenvolvido pelo CSF.
O projeto Capacity4Rail tem por desafio o caminhos de ferro que contempla o intervalo 2030/2050, e apresentar soluções para uma ferrovia mais acessível, adaptável, automatizada, resistente e de alta capacidade, no sentido da uniformização. Vai procurar desenvolver conhecimento e sedimentar soluções seguras, inovadoras, e sustentáveis para a Via, Carga, Operação e Capacidade, e Monitorização.
Destaca-se na Via a abordagem à transversalidade de tráfegos na infraestrutura, monitorização integrada, fornecimento de energia, manutenção, agulhas de nova geração, passagens de nível.
Para as mercadorias, o comprimento dos comboios, táras de carga mais leves, engategem automática, travagem, modernização, automatismos, sistemas totalmente integrados para as operações de carga eficiente, confiável e rentável.
Na Capacidade e Operação, gestão de tráfego de mercadorias e passageiros automática, modelos e simuladores para: capacidade de geração de fluxo de tráfego , a resiliência a perturbações , a capacidade de recuperação de perturbações, inserção de informação disponível para passageiros e operadores em tempo real.
Integração de tecnologias avançadas de monitorização no processo de concepção e construção da infraestrutura, para minimizar as inspeções e diminuir custos de manutenção.
O lançamento oficial do projecto Capacity4Rail deu-se no passado dia 16 de outubro na sede da UIC, em Paris. Reuniu cerca de 70 participantes representado os 43 parceiros europeus de 13 países da Europa e Turquia. O encontro refletiu, segundo a UIC, um bom equilibrio entre os players do sector e a capacidade académica e universitária.O projeto tem a duração prevista de 4 anos, termina em setembro de 2017. A coordenação é da UIC, tem o apoio da Comissão Europeia, e do qual o CSF faz parte.