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IP e ADIF celebram acordo para impulsionar ligações transfronteiriças

A Infraestruturas de Portugal e a Adif – Administrador de Infraestructuras Ferroviarias, assinaram um acordo de cooperação para reforçar as ligações transfronteiriças, fortalecer as relações colaborativas de forma a suportar as relações operacionais e de negócios e a melhor interoperabilidade entre os dois sistemas ferroviários.

Este acordo atualiza o quadro das relações bilaterais, focado na coordenação de atividades de ambos os gestores no domínio das secções transfronteiriças que partilham, nomeadamente:

Tui- Valença, Fuentes d’ Oñoro-Vilar Formoso e Badajoz-Elvas.

O acordo enquadra o desenvolvimento de acordos específicos para que as atividades de cada gestor de infraestrutura – circulação, manutenção, bem como as de supervisão e segurança, sejam realizadas de forma eficiente e segura, procurando alcançar o mais elevado grau de coordenação possível e atender às necessidades dos seus clientes.

Os troços fronteiriços incluem as infraestruturas e instalações que permitem a circulação de comboios entre as estações mais próximas da fronteira nas redes geridas pela IP e Adif.

A assinatura deste Acordo foi ontem discutida na Assembleia Geral do AVEP, o Agrupamento de Interesse Económico Europeu que une Espanha e Portugal para a melhoria das relações ferroviárias de ambos os países.

Esta Assembleia contou com a presença de António Laranjo, Presidente da Infraestruturas de Portugal e de Isabel Pardo de Vera, Presidente da Adif, como sinal do empenho e interesse de ambas as entidades na promoção de ligações que devem permitir, entre outros objetivos, melhorar a interoperabilidade de ambas as redes e também das ligações com a Europa, cumprindo assim as previsões da União Europeia no domínio das redes de transportes transeuropeias, ligando não só as grandes cidades, mas também os centros logísticos e portos por via férrea. A este respeito, devemos também destacar a presença na Assembleia do Coordenador Europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi.

O compromisso da IP com as ligações com Espanha

Com a assinatura deste acordo, tanto a IP como a Adif reforçam o seu claro compromisso em impulsionar as ligações ferroviárias entre os dois países. Neste sentido, um dos projetos prioritários para a IP foi a conclusão da eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Valença, obra no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia 2020. Com a sua concretização foi alcançada uma importante melhoria da qualidade e dos níveis de serviço, segurança, eficiência e disponibilidade para os milhares de passageiros que diariamente utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações.

Outro dos importantes eixos das ligações ferroviárias com Espanha é Corredor Internacional Norte. A empreitada de Modernização da Linha da Beira Alta, inserida neste corredor, tem já em funcionamento o troço Guarda / Cerdeira, com extensão de 14 quilómetros, encontrando-se a restante ligação até à fronteira, em Vilar formoso e prevendo-se o inicio da obra entre Celorico e Guarda ainda durante o mês de julho. Trata-se de investimentos de elevada importância no que concerne à requalificação do caminho-de-ferro em Portugal e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.

No mesmo contexto, as obras do Corredor Internacional Sul, com a construção da nova ligação ferroviária entre Évora e a Linha do Leste, visa reforçar a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal com Espanha e a implementação de novos serviços ferroviários de passageiros nacionais e internacionais nomeadamente entre Lisboa e Madrid. Para além da construção da nova linha e de um conjunto de estações técnicas, a intervenção, além de permitir ligar diretamente à fronteira do Caia, trará um aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400m de comprimento para 51 de 750m de comprimento, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de duas vezes e meia a atual bem como reduzir o tempo de trajeto da ligação para passageiros entre Lisboa e Madrid.

As duas entidades continuam a trabalhar na melhoria das infraestruturas que representam um avanço na interoperabilidade das ligações transfronteiriças, com o objetivo de aumentar a capacidade e a fiabilidade da rede ferroviária e aumentar o tráfego, tanto de passageiros como de mercadorias

IP