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Como formar composições com as carruagens SOREFAME disponíveis

Olhando para os conjuntos de carruagens SOREFAME que já foram disponibilizados pela SUDEXPRESS SCALE MODEL TRAINS, sete conjuntos ao todo, correspondente a 20 carruagens, das quais duas restaurantes, 7 de 1ª classe, 9 de 2ª classe, 2 mistas de 1ª/2ª classe e sendo um “modelista ferrenho da coerência”, podemos perguntar como fazer composições coerentes, apesar do fabricante apontar a utilização principal de cada conjunto. Se a isto somarmos os vários detalhes que existem, tais como, marcadores de classe, as “bolachas” redondas originais ou os rectângulos azuis tipo CoRail, logótipo CP, original em bronze ou o “pasta de dentes” preto, numeração da carruagem, pré-UIC ou UIC, e ainda as várias versões desta matriculação que variou na CP desde o início dos anos 70 até ao final dos anos 90, percebemos que temos muitas hipóteses de formação de composições.

Pensando nas fontes que podemos usar, estão, por exemplo, os livros de esquemas de composições já editados pelo Eugénio Santos. Outras, serão a grande panóplia de fotografias que possamos ter, outras da internet, de revistas, etc. E outra, sabendo um pouco da vida e história da CP, puxarmos pela imaginação e atenção, formarmos as “nossas composições realistas”, o objecto deste artigo.

Mod_SE_S1019_2240Começando pelo primeiro conjunto disponibilizado, o S1019, constituído por 3 carruagens salão de 2ª classe, da série 22-40, a maior das carruagens fabricadas pela Sorefame. Não foi por acaso que o fabricante começou a comercialização por este conjunto, já que com ele podem ser formados uma panóplia de pequenas composições regionais, tracionadas na grande maioria pela locomotivas EE1400, elas também a maior série de locomotivas da CP. Também podem ser formados alguns comboios suburbanos, sobretudo os do Barreiro, rebocados por locomotivas 1400 e 1200. As carruagens deste conjunto têm logótipo CP “pasta de dentes” colocados à esquerda, marcadores de classe CoRail e a 3ª fase de marcação UIC, com as placas de matrícula e técnica centradas.

Mod_SE_S0519_ConjuntoEsta característica do conjunto, embora saibamos que praticamente todas coexistiram dependendo da zona do país que se queira considerar, leva-nos a considerar de imediato o conjunto S0519, um dos segundos conjuntos comercializado, constituído por 1 carruagem de 1ª classe de compartimentos e 2 carruagens de 2ª classe de compartimentos, exactamente com as mesmas características do S1019. Com os dois conjuntos podemos formar uma composição muito credível dos anos 90, com 6 carruagens, que pode ser rebocada por uma locomotiva 2600 ou 5600, ou uma 1300 ou mesmo uma 2550 ainda sem as cabines encarnadas (a minha preferida, das mencionadas).

Mod_SE_IMG_7173_wwwE se a isto quisermos considerar que é um dos longo curso com restauração, ainda podemos juntar a carruagem restaurante do conjunto S0819, que tem as mesmas características das 6 carruagens dos 2 primeiros conjuntos.

Mod_SE_S0819_wwwPegando nas outras duas carruagens de segunda classe salão do conjunto S0819,  carruagens com características ligeiramente diferentes das anteriores ou seja, de um período imediatamente anterior, com o logótipo “pasta de dentes”, os marcadores de classe CoRail, placa da matrícula UIC centrada, mas com a placa das características técnicas na realidade dividida em duas, uma parte por baixo da placa de matrícula e o restante numa placa colocada na saia da carruagem, podemos considerar juntar estas duas carruagens com as carruagens do conjunto S0419, uma 2ª classe compartimentos exactamente com as mesmas características mas com fole de intercirculação e não burelet, e a carruagem de 1 classe do mesmo conjunto, embora esta tenha os marcadores de classe originais, em bolacha. Se quisermos considerar que é uma composição com serviço de restauração, podemos usar o restaurante do mesmo conjunto S0419. Em termos de locomotivas, exceptuado a 5600, podermos usar todas as outras exemplificadas antes, considerando mesmo uma 2600, sendo que a minha preferência vai, novamente, para uma 2550, com os faróis UIC, com a trave frontal às riscas laranja e brancas. Nesta proposta falta verificar se algumas vez a CP misturou na mesma composição, carruagens SORAFAME com burelets e foles de intercirculação.

Mod_SE_S0319_wwwFalta-nos falar dos conjuntos S0119, S0219 e S0319. Podemos considerar uma composição da primeira metade dos anos 1970, um dos rápidos Lisboa-Porto, só de 1ª classe, usando as 3 carruagens do conjunto S0119, com a carruagem de 1 classe do conjunto S0219, embora as características não sejam exactamente iguais, pois esta última já tem matrícula UIC, mas em tudo o resto são semelhante e foram de certeza contemporâneas. Temos assim um rápido com 4 carruagens, sendo que ideal seria ter mais 2 carruagens de 1ª classe salão, da série 10-69 500, mas que ainda não estão disponíveis. Para rebocar esta composição, uma 2550, com a trave frontal encarnada e faróis originais.

Mod_SE_IMG_7183_wwwAs 3 carruagens que sobram, podem complementar as composições descritas, e dar largas à imaginação… mas também se pode formar um pequeno regional do final de 70 inicio de 80, com uma 1400 logótipo “pasta de dentes” grande com a carruagem mista e a carruagem de 2ª classe do conjunto S0319. As carruagens mistas eram muito usadas nas ligações ao interior, Linhas da Beira Baixa e Leste, mas também se podiam encontrar em composições a sul do Tejo.

Claro que a todas estas composições podemos juntar um furgão SOREFAME, anunciado no mais recente catálogo da marca, é muito bem vindo.

Bom entretenimento!

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