CFL: LOCOMOTIVAS DO TIPO GE C-30 JÁ APITAM EM MALANGE
As locomotivas tipo GE C-30 do Caminho de Ferro de Luanda começaram finalmente a chegar a província de Malange no final da tarde de 24 de Março. A estação ferroviária daquela cidade do sudoeste de Angola, chegou uma primeira “composição técnica” composta por onze veículos, sendo, tendo a frente uma locomotiva, 8 vagões de carga do tipo J, um forgon, uma carruagem de primeira classe, uma carruagem gerador, com a finalidade de proceder a testes técnicos sobre a capacidade da linha férrea no troço entre Zenza do Itombe a Cacuso de “215 quilómetros” e as respectivas obras de arte (pontes e aquedutos) para suportar o peso das referidas locomotivas.
Proveniente da estação dos Muceques em Luanda, a composição percorreu todo o trajeto de 424 quilómetros sem assinalar nenhum constrangimento de realce.
Sob a liderança de um triunvirato de responsáveis seniores das áreas de Exploração, Oficinas Gerais e das Infraestruturas, a equipa técnica conduziu a operação com sucesso, abrindo assim caminho para o aumento significativo da capacidade de tracção da empresa no transporte de carga ao longo do Corredor Ferroviário Luanda- Cuanza-norte e Malange.
A segunda composição tendo a frente uma locomotiva do mesmo tipo, partiu da estação dos Muceques em Luanda no dia 31 de Março, tendo completado todo trajecto sem verificar qualquer situação anómala na infraestrutura.
Com a circulação dessas potentes locomotivas com uma capacidade de tracção de 22 toneladas por eixo ao longo de malha ferroviária do CFL, abrem-se novas perspectivas para empresa no concernente ao transporte de carga e ao alargamento da carteira de negócios.
No âmbito do programa de modernização e expansão do CFL-E.P, a empresa recebeu da tutela 12 novas locomotivas do tipo GE- C30 que até a data não têm circulando ao além do Zenza do Itombe por causa das dúvidas que existiam a cerca da capacidade da infraestrutura de obsover o seu peso.
Em simultâneo, o Caminho de Ferro de Luanda prevê em breve começar a implementar o ambicioso projecto que prevê a substituição dos antigos caris de 30 por novos de 50, e o alargamento das curvas mais apertadas para permitir maior segurança e rapidez na circulação ferroviária no velho troço entre Zenza do Itombe a Cacuso.
CFL