free web
stats

FERMODEL: renovação e desenvolvimento de projectos em modelismo AC

Banner_468x60_fermodel

O grupo FERMODEL desenvolveu recentemente uma alteração na sua estrutura organizacional, passando a ter uma Direcção, com mandato para 1 ano, até ao final de 2021, e que integra 3 membros, estando actualmente em funções Carlos Ayala Botto como Presidente, Henrique Santos como Tesoureiro e Domingos Condeça como Vogal. Esta alteração inclui ainda a Mesa da Assembleia Geral, constituída por Pedro Horta e Costa, Presidente, José Quintas como Vice-Presidente e Filipe Almeida como Secretário.

FERMODEL_2019_grupoA presente situação pandémica que vivemos, obrigou o grupo a cancelar todas as actividades em 2020, mantendo a intenção, assim que a situação sanitária o permita, voltar a organizar a exposição FERMODEL 2021, naturalmente ainda sem data.

Relembramos que este grupo reúne um grupo de amigos e entusiastas do modelismo ferroviário, em alimentação AC e muito próximo da Märklin, alias reconhecido por esta marca histórica.

Falámos com Carlos Ayala Botto, em Março:

1 – Quais foram as primeiras acções da nova “governação” do grupo?

A primeira acção da direcção foi a de estreitar e consolidar a relação com todas as entidades que de alguma forma interagem com a FERMODEL, muito em especial com a Junta de Freguesia de Carcavelos Parede, pois foi a mesma que disponibilizou uma sede para a FERMODEL.

Também a nível interno estamos a trabalhar num modelo de organização mais sólido e profissional que permite uma maior nível de organização e facilidade de acesso à informação referente às actividades do grupo e ao seu modelo de gestão interno.

No que diz respeito aos parceiros da FERMODEL, foram encetadas conversações que permitiram estabelecer acordos de parceria com novos moldes e vantagens para os membros do Grupo.

Mod_FM_IMG_20190602_1022212 – Em tempos falou-se em o grupo poder ter um espaço onde poderia desenvolver uma acção mais contínua. Como está esse projecto?

Como já referido, a Junta de freguesia de Carcavelos Parede disponibilizou um espaço (sede) à FERMODEL, com o objectivo de proporcionar aos sócios um ponto de encontro e de partilha do hobby.

No final do ano de 2020 e em virtude do agravamento da pandemia, as intervenções no âmbito do projecto da nova sede tiveram naturalmente que ser suspensas pois a nossa intenção era colocar uma pequena parte dos módulos dos sócios ligados para podermos dinamizar o local, fazendo pequenas demonstrações aos alunos, etc.

O espaço disponibilizado requer algumas obras que não foram ainda executadas, de forma a podermos ter, não só melhores condições para montar os módulos como também para podermos receber com um mínimo de qualidade todos aqueles que vierem a mostrar desejo de visitar a nossa Sede.

Já em reunião ocorrida em Janeiro de 2021 com a nova Direcção da FERMODEL, o Presidente da edilidade reiterou o compromisso de renovar a disponibilização do espaço da Sede como forma de assegurar a continuidade e a confiança neste projecto.

Mod_FM_IMG_20190602_1043163 – Quais os próximos projectos a divulgar/realizar, após a situação sanitária o permitir?

Outro projecto que está na prateleira devido à pandemia é a elaboração de uma maqueta da própria FERMODEL. Esta maqueta para o qual já todos fizemos contribuições está suspensa pois deverá ser elaborada pelos membros.

No entanto, mais uma vez devido à pandemia, estamos a aguardar o fim do confinamento nos termos actuais para que os trabalhos possam ser retomados.

Neste período de confinamento, optamos por realizar tarefas para as quais não é requerida a presença e o contacto pessoal entre membros do grupo, como forma de cumprir o que está definido por lei no momento actual, e também como forma de proteger a saúde individual de todos os membros do grupo.

Como exemplo, estão os workshops que foram organizados durante este período de confinamento, os quais permitiram não só a habitual partilha de conhecimentos entre os membros como também contribuir para o bom e são relacionamento entre todos os membros do grupo.

Nesse sentido estamos a trabalhar de uma forma mais activa na presença em plataformas on-line da FERMODEL, e muito brevemente serão anunciadas novidades neste capítulo.

A primeira fase desta componente on-line já está disponível através da página oficial da FERMODEL no Facebook (https://www.facebook.com/groups/fermodelmodelismoferroviarioportugal) a qual já começa a espelhar grande actividade e dinamismo por parte de todos os entusiastas que nela participam, consubstanciado no aumento significativo de interacções e novos membros e de participações de muitos entusiastas que embora não pertencendo ao grupo, vêm neste espaço um local ideal para expor os seus trabalhos e principalmente para colocar as suas dúvidas ou questões, as quais são prontamente esclarecidas.

4 – O relacionamento com a Märklin continua? Há alguma acção prevista directamente com a marca?

Sim. Em Junho de 2019, o evento da FERMODEL contou com a presença de Marco Loeffler, um director da Märklin durante os dois dias do evento, o que realça o facto do nosso evento não ter passado despercebido pela Marklin, tendo este fabricante feito mesmo alusão à nossa exposição na edição da MARKLIN 05, Outubro/Novembro 2019.

Mod_FM_IMG_20190602_104724De notar que esta revista é remetida para os sócios do Clube da Märklin espalhados por todo o mundo, facto que permitiu trazer grande visibilidade e notoriedade ao projecto FERMODEL e ao nosso país, no âmbito do modelismo ferroviário.

Em Setembro de 2019, aquando da realização da feira do IMA, na Alemanha, uma comitiva da FERMODEL efectuou uma deslocação a Göppingen, cidade onde se situa a fábrica e sede da Märklin.

A nossa comitiva foi recebida por dois directores da Märklin, os quais proporcionaram um visita guiada privada à fábrica, facto que muito contribuiu para reconhecer o enorme investimento que este fabricante tem vindo a fazer e conhecer de uma forma muito detalhada todo o processo de fabrico dos modelos da Märklin.

Além de ter sido uma oportunidade para divulgar em mais detalhe o projecto FERMODEL junto da Märklin, foi endereçado na mesma altura, um convite à FERMODEL no sentido de participar na edição de 2021 do evento IMA, o qual acabou por não se realizar pelas razões que todos conhecemos.

Também decisiva tem sido a presença do representante da Märklin em Portugal, assim como todas as entidades que participam nos eventos FERMODEL e que ajudam a divulgar este hobby.

5 – Como podem os leitores entrar em contacto com a FERMODEL?

 Os leitores poderão entrar em contacto com a Fermodel pelas seguintes formas:

E-mail: fermodel.portugal@fermodel.pt

Facebook: https://www.facebook.com/groups/fermodelmodelismoferroviarioportugal

WebPage: www.Fermodel.pt (em desenvolvimento)

Mod_FM_IMG_20190602_101940