Medway propõe “Dia dos Ferroviários” FECTRANS promete resposta
O operador ferroviário Medway avançou com uma petição onde propôs que o dia de aniversário do Caminho de Ferro em Portugal seja também reconhecido como o dia trabalhador do Caminho de Ferro.
A sugestão, no entanto, não se assumiu como clara para a FECTRANS. A plataforma refere que tomou conhecimento da petição, mas a iniciativa lança dúvidas, e por isso promete uma posição oficial.
Tomámos conhecimento de uma petição dirigida à Assembleia da República, promovida pela MEDWAY, no sentido de ser proclamado o dia 28 de Outubro (data da primeira viagem de comboio em Portugal), como o dia nacional do ferroviário.
Entendemos que a existência de um dia dedicado ao ferroviário, deve ser no sentido de ser um dia marcado pela melhoria das suas condições de vida e trabalho e não apenas para ser um dia de “elogios” aos trabalhadores, mas que de seguida vêm negadas as suas justas reivindicações, refere a FECTRANS.
Em comunicado, enviado à webrails.tv, a Medway deu conta do lançamento de uma petição a apelar à implementação do “Dia Nacional do Ferroviário”, a 28 de Outubro.
Recorde-se que esta não é a primeira iniciativa de valorização do sector enquanto património histórico pela empresa do grupo MSC.
Além de apoiar a Fundação Museu Nacional Ferroviário como entidade equiparada a Fundador, editou um livro sobre os ferroviários.