free web
stats

Elvas e Caia em fase de conclusão

A Infraestrutura de Portugal informa que foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados no âmbito da empreitada de modernização do troço da Linha do Leste, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

A realização das vistorias, para efeitos de Receção Provisória da obra, tem como objetivo a confirmação da perfeita execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais.

O investimento na modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha) é desenvolvido no âmbito do programa de requalificação e modernização da Rede ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.

A empreitada agora em fase de conclusão representou um investimento de 20,4 milhões de euros e englobou, entre outros, os seguintes trabalhos:

– Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas;
– Ampliação e alteração do layout da estação de Elvas, de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento;
– Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
– Alteamento das plataformas;
– Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada
– Renovação integral da superestrutura de via (carril, travessas e balastro);
– Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;
– Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;
– Construção de maciços de catenária para a futura eletrificação;
– Melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
– Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias pontes ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.

Este troço da linha do Leste complementará o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T), a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros. Criar-se-ão igualmente as condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços contíguos e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.

Importa ainda referir que os investimentos em referência se integram nos objetivos gerais do Corredor Internacional Sul:

• Reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia;
• Aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;
• Otimizar a capacidade de carga das locomotivas em tração simples, através da otimização do perfil longitudinal do novo traçado;
• Aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações, bem como da automatização e supressão de Passagens de Nível;
• Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC, mas apenas quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.”

O presente contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de cofinanciamento com uma comparticipação de 40%.

IP

Para ler artigo completo subscreva a webrails.tv