free web
stats

Visita Fermodel à 36º IMA e 12º “Märklin Day”

Conforme noticiado previamente em Setembro passado, nove elementos do grupo de modelismo FERMODEL visitaram os eventos Internationale Modellbahn Ausstellung (IMA), na sua 36ª edição e o 12º Märklin Day.

Missão Fermodel

Missão Fermodel

Além da visita aos dois eventos, a agenda incluía como ponto alto, uma visita às instalações fabris da Märklin. A jornada permitiu ainda estabelecer contactos para plataformas de colaboração com outros grupos de modelistas ferroviários alemães.

A visita à fábrica

Foi durante o evento FERMODEL 2019, que foi levantada esta possibilidade que se concretizou agora, com a visita à fábrica da Märklin, guiados pelo Marco Loeffler, já nosso conhecido da FERMODEL 2019 e pelo Director de Exportações Janko Francke. O acompanhamento proporcionou ao grupo explicações técnicas detalhadas sobre as várias fases da produção.

Fachada da Fabrica

Fachada da Fabrica

A visita, que durou mais de duas horas, mostrou uma fábrica moderna, organizada, onde se pode observar um bom clima de trabalho para todos os que lá laboram. Esta fábrica está instalada no famoso edifício de Goppingen, que conta já com mais de 120 anos.

A modernização fez-se com investimentos ao longo dos últimos anos, atingindo um nível tecnológico que impacta e deixa muito boa impressão.

Entre outros aspectos, a visita proporcionou a observação do processo de produção de material circulante onde cerca de 80% de cada modelo é o resultado de produção própria da Märklin, sendo a restante incorporação de material resultado de sub-contrato, nomeadamente a produção de motores e acessórios.

Actualmente, a Märklin emprega, perto de nove centenas de trabalhadores e dedica particular atenção ao seu centro de formação, o qual consome uma elevada quantidade de recursos técnicos e humanos, mas que constitui uma plataforma de estabilidade das relações laborais e uma garantia sustentável de qualidade do produto final.

36º IMA e 12º Marklin Day

A Exposição Internacional de Modelismo Ferroviário e o Märklin Day realizam-se em Goppingen, de dois em dois anos. O programa e propostas estendem-se por várias localizações da cidade superando os 50 000 m² de área de exposição. Para tal a organização utilizou um sistema de shuttle bus, em que dezenas de autocarros circulam permanentemente entre os seis locais que compõem o conjunto da exposição.

Fermodel_Goppingen_3

Uma das locomotivas que participaram na parada da Estação de caminho-de-ferro de Goppingen

Foi possível ver e participar em visitas organizadas, de locomotivas históricas, com especial destaque para a BR01, a BR75, a BR94 e a VT98 que foi utilizada como meio de transporte, a E 94 088, a V 100, a Crocodilo Ce 6/8 III da SBB, entre várias outras grandes maquinas.

Dos três grandes pavilhões que constituíam o coração da exposição, dois deles estavam integralmente dedicados à exposição das principais marcas de modelismo, o que permitiu conhecer fornecedores e tomar contacto com novos produtos.

Num terceiro pavilhão, uma tenda gigantesca, encontravam-se em exposição os trabalhos de diversos grupos de modelistas ferroviários – em escalas N, H0 e 1 – onde foram encontrados trabalhos, no mínimo, espantosos.

Fermodel_Goppingen_4

Área expositiva – maqueta

Será neste ambiente que a FERMODEL conta apresentar os módulos dos seu participantes, no seguimento do convite da Märklin, na próxima edição, em 2021.

Contactos com outros grupos de modelistas

Durante a visita pelas várias exposições, foi possível contactar e estreitar ligações com modelistas ferroviários de sistema Märklin, trocando experiências e avaliando formas de organização e de trabalho, e também para convidar a participações em próximas edições FERMODEL, nomeadamente já na FERMODEL 2020. Neste sentido, os grupos Eisenbahnfreunde Dilligen, Eisenbahn-Freunde Ravensburg Weingarten e Marklin H0 Forum mostraram bastante interesse e disponibilidade, estabelecendo-se desde já as bases para criar as condições para as deslocações ao nosso País.

Em suma, uma visita produtiva

Pelo relatado, o grupo FERMODEL está muito entusiasmado e motivado com os desafios que surgiram nesta visita, e prepara já os eventos de 2020 e 2021, que são o balão de ensaio e preparação para a participação em 2021 nos eventos oficiais Märklin!