free web
stats

Exposição de Modelismo Ferroviário “FERMODEL 2019” em resumo

Com apenas 2 anos de existência e uma exposição realizada em 2018, a Fermodel realizou-se nos dias 1 e 2 de Junho de 2019 no Pavilhão da Quinta dos Lombos, a sua 2ª exposição anual, desta feita ocupando o pavilhão principal.

A sua primeira aparição pública foi na LocoModel 2017 em Alverca, onde exibiu cerca de 15 maquetas modulares. Ainda que as maquetas da Fermodel, não tenham dimensões rígidas, as medidas base módulos são 1,20m de comprimento, 0,60m de profundidade e 1,00m de altura – até ao cimo do tampo – são sempre limitadas para que seja possível o seu transporte.

Mod_FER_file2-15Em 2018 durante os dias 2 e 3 de Junho organizou a sua primeira exposição de modelismo ferroviário, a qual decorreu no Pavilhão 2 ou Ala Lateral da Quinta dos Lombos. Nesta altura foram exibidos 30 módulos, 3 show cases e participaram 28 elementos.

Desenvolvimento/descrição

Ao nível de expositores foi um encontro de referência pelo número de lojas/stands, showcases, associações, artesãos, construtores e o representante de marca Märklin, Marco LÖFFLER. Ao nível institucional marcou presença a CP – Comboios de Portugal, que além de um stand, também exibiu o painel de fotografias alusivas aos “160 do Caminho-de-ferro em Portugal”, que começou por ser exibido na Assembleia da República, tendo depois percorrido outros locais públicos.

A nível institucional assinala-se ainda a presença da União de Freguesias de Carcavelos e Parede e a Märklin. O fabricante alemão apresentou-se com vários kit´s “my world”.

Os sets foram ponto de paragem para os mais pequenos. Nas mesas assumiram o comando de comboios e desvios.

O público teve ainda oportunidade de percorrer a história da marca na exposição de brinquedos de várias épocas que levou à FERMODEL.

A maqueta do sistema Märklin era constituída pelos módulos dos seguintes elementos:

– António Sousa
– João Carlos Domingues
– José Manuel Salgado
– Francisco Nunes
– Gastão Salema
– Ayala Botto
– Fernando Cantinho
– Miguel Neves
– Domingos Condeça
– Carlos Pacheco Pereira
– Mário Mendes
– João Mendes
– José Quintas
– Luis Filipe Valente
– Carlos Aguilar
– Mário Silva
– Pedro Horta e Costa
– Pedro Almeida
– Nuno Paquim Ferreira

Algumas destas maquetas tinham atractivos especiais. Entre elas destacam-se:

– Circuito de balão de ar quente, que subia e volta a descer noutro local, repetindo despois em sentido inverso. O ciclo repetia-se sensivelmente a cada 8 minutos;

– Circuito de veículos rodoviários, tendo por base o sistema da Faller denominado de “Car System”, onde o autocarro previa um circuito fechado parando numa paragem com abrigo. Nesta haviam vários passageiros que “desapareciam” durante a curta paragem do autocarro, como se tivessem embarcado no mesmo e só voltavam a aparecer na próxima vez que o mesmo autocarro volta-se a parar ali, repetindo-se depois o ciclo;

– Pequeno porto, com água verdadeira, onde um navio cargueiro manobrava entre os pilares da ponte ferroviária. Na parte superior ainda havia um aeroporto, onde eram exibido um modelo de um Boeing 727 no anterior esquema de cores da “TAP – Air Portugal”, animado com sons de aviões e movimento;

– Circuito inferior de Metro, onde era visível a zona de uma estação e onde se pedia vez uma pequena composição do Metro Inglês a entrar na estação, parar na mesma e depois voltar a sair, entrando na zona oculta (túnel). Depois voltava a repetir-se em sentido inverso e assim
sucessivamente.

 

.

No final da manhã de domingo a webrails.tv esteve à conversa com Marco LÖFFLER, Märklin, a propósito da passagem do colaborador do fabricante alemão pela FERMODEL 2019.

.

 

A maqueta do CimH0 era constituída pelos seguintes módulos:

– Triagem;
– Curva/bifurcação;
– Ramal do Canal de São Roque [Aveiro];
– A capela;
– Bifurcação;
– Estação do Bouro;
– Casa Amarela/Apeadeiro dos Sonhos;
– Estação de Martingança e respetivo ramal;
– Ponte de Salir;
– Salir do Porto;
– Pinhão;
– Ponte;
– Óbidos;
– Topo;

Estiveram ainda presentes as seguintes maquetas/showcases:

– Maqueta estática de Filipe Mendes;
– “Badland” e “Hi-Lands” de Henning Stelter;
– Maqueta à escala N “Valdecrins” de Eric Didier;
– Showcase “Bellevue Town” de Vítor Mendes de Almeida;
– Showcase “Ramal de Portalegre”, “Luzianes” e “Ribeira do Alentejo” de David Nobre.