free web
stats

Encontro de Primavera CIMH0 2019: o balanço do que foi um grande evento

O final de Abril de 2019 encerrou com um grande evento para os modelistas portugueses, o Encontro de primavera 2019 do CIMH0. As espectativas geradas em torno do evento não saíram goradas, pois pudemos assistir à presença de muitas novidades a todos os níveis. A webrails.tv usou o seu INSTAGRAM para ir publicando o que de melhor esteve presente. Todas as fotografias e vídeos podem ser acedidos aqui.

Mod_CIM_20190425_183951Desde já realçamos a presença de vários grupos “aficionados” de modelismo como a Fermodel, a AMA-Associação de modelismo de Almada, o C.E.C.-Clube dos Entusiastas do caminho-de-Ferro, a APAC-Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho-de-Ferro e o GMFA-Grupo de Modelistas Ferroviários de Alverca, para além de, em nome pessoal contarmos com showcases de Eric Didier de ambiente e com circulações francesas, e de Luis Patricio de ambiente e circulações alemãs. Teodosio Nogueira também apresentou algumas novidades, mas o destaque foi o processo de construção de um tractor Sentinel, que atraiu alguns fãs.

Mod_CIM_IMG_6139Mas, como é natural, a presença mais forte e que impressionou foram os módulos dos modelistas portugueses e espanhóis do CIMH0 com os seus cerca de 160 m lineares. Talvez o ambiente mais espectacular tenha sido o guião do transporte do carvão e do cereal que originou marchas regulares desse tipo de composições. Os comboios eram carregados num ponto da maqueta, silos ou mina, para serem descarregados noutro módulo, o porto. Entre os dois pontos, as composições percorriam a maqueta de mais de 160 m lineares. Ora cheias, depois de carregadas, ora vazias depois descarregadas.

Neste Encontro do Pavilhão do Casal Vistoso, houve a estreia do Pinhão, na Linha do Douro e do Canal de São Roque. Mas também há muitas melhorias como a estação de Óbidos. Nesta exibição, percebe-se a existência de um mercado cenico, com a disponibilização de edificos de estação, toma de água, casas de banho ou cais coberto, além de cercas, vasos e demais adereços com a estreia da Escola típica de um Estado Novo, ainda com vários exemplares preservados, que começa a ganhar expressão na reprodução do ambiente português, neste caso representado pela Modelismo Artesanal, mas com mais exemplos nacionais.

Ao nível de expositores foi um encontro de referência pelo número de lojas, showcases, associações, artesãos, construtores e representante de marcas. Neste último caso, para além do grupo MÄRKLIN/TRIX/LGB, SUDEXPRESS e ARLO-MICROMODEL assinala-se uma nova aposta na digitalização dos comboios e de módulos com a ELECTRONIC MODELS, pela primeira vez nestes eventos.

Mod_CIM_IMG_6113E por isso mesmo, finalmente, muitos modelistas puderam observar os prometedores protótipos das carruagens Sorefame, incluindo um dos seus interiores.

Deixamos para o fim, a menção às composições que circularam pelas maquetes modulares CIMH0 e FERMODEL, em que houve de tudo, e não só Ibérico. Praticamente todo o material português e espanhol disponível circularam em ambas as maquetas modulares, com muitas adaptações no caso da FERMODEL.

Foram 3 dias de referência, que pretendemos retratar no vídeo no final do artigo.