free web
stats

CP e Castelo Branco assinam parceria para potenciar o Concelho como destino

CasteloBranco_RotaCPA CP e a autarquia de Castelo Branco assinaram esta quinta-feira uma parceria para promover o Concelho como destino de cultura e lazer.

A empresa de transporte ferroviário cede no material circulante para promoção, aloca espaço nos serviços e compromete-se a promover o destino pelos seus canais durante um ano.

A edilidade, por seu turno, oferece aos passageiros CP com destino a Castelo Branco, desconto de 50% no acesso  a equipamentos culturais do Concelho.

Estiveram presentes na cerimónia de assinatura do protocolo “A Cultura sobre carris” que decorreu da Fundação Cargaleiro, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Carlos Nogueira, presidente da CP e o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco Luís Correia.

A anteceder a assinatura o autarca evidenciou, a propósito da aposta, que o município investiu forte na capacitação das infraestruturas de cultura e lazer do Concelho tornando-as propostas com qualidade disponíveis ao longo do ano.

Já o presidente da CP referiu-se às autarquias como um relevante parceiro da empresa. Ora por contribuírem no papel que desempenha, enquanto elemento promotor de mobilidade, para o desenvolvimento económico e social das populações nas várias regiões serve.

CasteloBranco_RotaCP 02

Decoração no interior de uma carruagem bar

Quer por, através do seu papel de empresa de transporte, ser um veículo para a promoção da cultura e lazer das identidades locais como destino.

Na intervenção Carlos Nogueira referiu-se ainda ao regresso das composições compostas por máquina e carruagens ao serviço Inter Cidades da Beira Baixa. A opção remonta a Dezembro de 2018.

Avançou, com base no primeiro trimestre deste ano, tratar-se de uma aposta ganha, porque “a procura aumentou”. Números que segundo Carlos Nogueira, em alguns meses, alcançaram os dois dígitos de diferença.

Membro da equipa presente confirmou o aumento da procura e disponibilizou-se a ceder os dígitos  de ocupação nos primeiros meses de exploração face a período homologo.

Ana Mendes Godinho fechou o quadro de intervenções que culminou com a cerimónia de assinatura do protocolo. A governante congratulou o entendimento alcançado por CP e autarquia no levantar da iniciativa.

Contexto onde aproveitou para lembrar o papel do operador ferroviário na descentralização do turismo. Patamar que considera alcançado, uma vez que Portugal já se pode assumir como país de oferta equilibrada ao longo do ano.

CasteloBranco_RotaCP 01

Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco

Equilíbrio que de acordo com Ana Mendes Godinho se deve à capacidade do interior em valorizar a identidade e traduzi-las em experiências, quase escondidas, que quando descobertas se revelam agradáveis e têm cativado.

“O interior é aquilo que mais está a surpreender em Portugal”, rematou.

A apresentação de bilhete CP com destino a Castelo Branco dá acesso a 50% de desconto na Rota dos Museus de Castelo Branco. Entre eles Museu Cargaleiro, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, ou o Museu dos Têxteis.

Três de sete propostas que se podem descobrir, ao planear uma saída, junto do operador ferroviário ou do Município, e onde se pode encontrar identidade e património histórico de um município situado na serra de São Mamede próximo à Serra da Estrela.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Integram o programa os equipamentos culturais da Rota do Bordado de Castelo Branco. O Museu da Seda, Centro Interpretativo do Bordado de Castelo Branco e o Museu Francisco Tavares Proença Junior.

Além da tradição e identidade há facilidades no Museu Cargaleiro, Centro de Cultura Contemporânea e Casa Amarela Galeria Municipal. Propostas de dimensão estética e artística.

O que se pode ver na cidade passam também pelo legado judaico na Casa da Memória Judaica e o património de referência religiosa na história no Centro de Interpretação do Jardim do Passo.

Ainda no âmbito do protocolo “A Cultura sobre carris”, mas no Concelho de Castelo Branco, o acordo remete para o Museu dos Têxteis e Museu do Canteiro.

O primeiro associado à presença da industria têxtil no Concelho e o segundo à arte de tralhar a pedra, em particular o granito.

A webrails.tv viajou de comboio até Castelo Branco a convite da CP e Autarquia