CP e Castelo Branco assinam parceria para potenciar o Concelho como destino
A CP e a autarquia de Castelo Branco assinaram esta quinta-feira uma parceria para promover o Concelho como destino de cultura e lazer.
A empresa de transporte ferroviário cede m² no material circulante para promoção, aloca espaço nos serviços e compromete-se a promover o destino pelos seus canais durante um ano.
A edilidade, por seu turno, oferece aos passageiros CP com destino a Castelo Branco, desconto de 50% no acesso a equipamentos culturais do Concelho.
Estiveram presentes na cerimónia de assinatura do protocolo “A Cultura sobre carris” que decorreu da Fundação Cargaleiro, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Carlos Nogueira, presidente da CP e o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco Luís Correia.
A anteceder a assinatura o autarca evidenciou, a propósito da aposta, que o município investiu forte na capacitação das infraestruturas de cultura e lazer do Concelho tornando-as propostas com qualidade disponíveis ao longo do ano.
Já o presidente da CP referiu-se às autarquias como um relevante parceiro da empresa. Ora por contribuírem no papel que desempenha, enquanto elemento promotor de mobilidade, para o desenvolvimento económico e social das populações nas várias regiões serve.
Quer por, através do seu papel de empresa de transporte, ser um veículo para a promoção da cultura e lazer das identidades locais como destino.
Na intervenção Carlos Nogueira referiu-se ainda ao regresso das composições compostas por máquina e carruagens ao serviço Inter Cidades da Beira Baixa. A opção remonta a Dezembro de 2018.
Avançou, com base no primeiro trimestre deste ano, tratar-se de uma aposta ganha, porque “a procura aumentou”. Números que segundo Carlos Nogueira, em alguns meses, alcançaram os dois dígitos de diferença.
Membro da equipa presente confirmou o aumento da procura e disponibilizou-se a ceder os dígitos de ocupação nos primeiros meses de exploração face a período homologo.
Ana Mendes Godinho fechou o quadro de intervenções que culminou com a cerimónia de assinatura do protocolo. A governante congratulou o entendimento alcançado por CP e autarquia no levantar da iniciativa.
Contexto onde aproveitou para lembrar o papel do operador ferroviário na descentralização do turismo. Patamar que considera alcançado, uma vez que Portugal já se pode assumir como país de oferta equilibrada ao longo do ano.
Equilíbrio que de acordo com Ana Mendes Godinho se deve à capacidade do interior em valorizar a identidade e traduzi-las em experiências, quase escondidas, que quando descobertas se revelam agradáveis e têm cativado.
“O interior é aquilo que mais está a surpreender em Portugal”, rematou.
A apresentação de bilhete CP com destino a Castelo Branco dá acesso a 50% de desconto na Rota dos Museus de Castelo Branco. Entre eles Museu Cargaleiro, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, ou o Museu dos Têxteis.
Três de sete propostas que se podem descobrir, ao planear uma saída, junto do operador ferroviário ou do Município, e onde se pode encontrar identidade e património histórico de um município situado na serra de São Mamede próximo à Serra da Estrela.
Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.
Integram o programa os equipamentos culturais da Rota do Bordado de Castelo Branco. O Museu da Seda, Centro Interpretativo do Bordado de Castelo Branco e o Museu Francisco Tavares Proença Junior.
Além da tradição e identidade há facilidades no Museu Cargaleiro, Centro de Cultura Contemporânea e Casa Amarela Galeria Municipal. Propostas de dimensão estética e artística.
O que se pode ver na cidade passam também pelo legado judaico na Casa da Memória Judaica e o património de referência religiosa na história no Centro de Interpretação do Jardim do Passo.
Ainda no âmbito do protocolo “A Cultura sobre carris”, mas no Concelho de Castelo Branco, o acordo remete para o Museu dos Têxteis e Museu do Canteiro.
O primeiro associado à presença da industria têxtil no Concelho e o segundo à arte de tralhar a pedra, em particular o granito.
A webrails.tv viajou de comboio até Castelo Branco a convite da CP e Autarquia