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Locomotiva e carruagens regressam à Covilhã

img: Ricardo Barradas

img: Ricardo Barradas

Oficialmente este domingo as composições formadas por máquina e carruagens regressaram ao itinerário Lisboa – Covilhã do serviço IC da CP.

A medida encerra um ciclo na oferta do operador para a linha da Beira Baixa com a série de automotoras 2240.

O recurso ao formato regular do serviço IC, máquina e carruagens, veio normalizar uma aposta que descaracterizou o serviço longo curso do incumbente.

O relançamento teve lugar este domingo mas o ultimo comboio de sábado, com destino à cidade da serra da Estrela, já ocorreu no novo figurino.

O IC 545, com partidas às 19h15 e hora de chegada à Covilhã prevista para as 22h55, seguiu com uma locomotiva eléctrica da serie 5600 uma carruagem de primeira classe/bar e duas de segunda classe.

No percurso a estação de Castelo Branco foi um das paragens, como se pode ver na imagem.

Cenário

A opção vem mexer no já ténue equilíbrio de material circulante disponível/imobilizado que a CP tem para responder à procura nos eixos servidos pela oferta IC.

As duas máquinas necessárias, por exemplo, deslocaram-se das reservas de Faro e Guarda. Deixa de haver redundância ferroviária em caso de imprevisto.

O número de carruagens do parque, que para o serviço requer 6 carruagens, duas carruagens de 1ª Classe /Bar e quatro de 2ª Classe, tem um quarto das unidades imobilizadas. São 25 carruagens encostadas à espera de intervenção.

Por seu turno, as unidades 2240, antes de seguirem para norte, onde deverão integrar o serviço Regional Porto – Viana do Castelo na linha do Minho electrificada, vão reforçar os comboios de Tomar no serviço Regional.