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Unboxing da carruagem cama CIWL 2796 da SUDEXPRESS/LS MODELS

Rapidamente esgotada após ter sido colocada à venda, apresentamos o modelo à escala H0 da carruagem cama da CIWL numero 2796, inicialmente tipo S2, mais tarde S2U, que esteve ao serviço no comboio Sud Expresso Ibérico entre 1958 e o inicio dos anos 70.

Mod_SE_SUDEXPRESS LS MODELS 99002 98015_IMG_5475A reprodução da Sudexpress Scale Model Trains, retrata a carruagem entre 1958 e, o mais tardar 1963/64. E fá-lo respeitando todas as particularidades conhecidas. Como modelo, estamos perante uma reprodução excepcional como vem sendo habitual na LS MODELS no que às carruagens CIWL diz respeito a que se adiciona o detalhe e pormenor que a SUDEXPRESS costuma colocar nas suas reproduções. Neste caso, todas as especificidades do parque ibérico estão presentes, nomeadamente o lettering e lanternas específicas ou a aparelhagem colocada sob o chassis, como sejam o sistema de frenagem e o de aquecimento autónomo.

Lote de peças de detalhes disponibilizadas com o modelo

Lote de peças de detalhes disponibilizadas com o modelo

Outros detalhes, como a colocação invertida da razão social da CIWL em português do lado do corredor, quando o estipulado seria do lado dos compartimentos são demonstrativos dos cuidados observados na reprodução. Mas, para quem quiser ir mais longe, é fornecido um saco de detalhes para montar, que permite melhorar ainda mais o aspecto do modelo, especialmente para aqueles que terão o modelo em exposição.

Quem estuda esta companhia verdadeiramente contemporânea da história do caminho-de-ferro durante todo o século XX, sabe que, se de inicio cada nova série era constituída por veículos homogéneos, com o passar dos anos de serviço cada carruagem recebia um sem numero de alterações e adaptações, tornando-se muito frequentemente um exemplar único. Esta carruagem não constitui excepção.

O motivo da limitação da circulação (de modo realista) ao período entre 1958 e 1963/64 é apenas teórico, e resulta de ter sido nesta ultima data que se supõe terem tido início um conjunto importante de alterações: as carruagens perdem os arejadores das janelas dos compartimentos e são transformadas do tipo S2 em tipo S2U, ou seja, alguns ou todos os compartimentos passam a dispor de 3 camas (2 camas originalmente). Em simultâneo, dá-se uma alteração da tipologia das janelas do lado dos compartimentos. No entanto, não dispomos da data exacta desta modificação que acreditamos ter sido implementada de forma gradual.

Podemos portanto considerar com um grau aceitável de razoabilidade, que nesta carruagem em específico, as alterações tenham sido introduzidas um pouco mais tarde. Nesse caso, a limitação no tempo pode avançar até 1967/1968, altura em que, novamente, diversas alterações são introduzidas: a razão social da empresa perde “e dos Grandes Expressos Europeus”, a identificação do tipo de serviço é reduzida a “Camas” e a numeração passa a contar com apenas os 4 algarismos do número de série, sendo retiradas as letras de classificação. As 2 ultimas alterações acontecem entre 1962 e 1969 para todas as carruagens cama da CIWL na Península Ibérica. Novamente, não dispomos da data exacta para cada uma delas. No entanto, existe evidência documental, fotografias de 1969, em que se percebe que essas alterações já foram introduzidas.

Nesta altura os modelistas podem já sonhar em reproduzir uma pequena composição do Sud Expresso Ibérico do final dos anos 50 e inicio dos anos 60, conforme mostra a figura:

Composição plausível para o Sudexpresso no final dos anos 50, inicio dos anos 60, ainda antes das locomotivas CP 2550 e das carruagens SOREFAME

Composição plausível para o Sudexpresso no final dos anos 50, inicio dos anos 60, ainda antes das locomotivas CP 2550 e das carruagens SOREFAME

Conforme se pode observar, contamos com uma locomotiva CP 2500 no esquema inicial de pintura, mais precisamente a CP 2510 da SUDEXPRESS, o furgão da ELECTROTREN de referencia 18203k “iberizado” (já objecto de um artigo anterior), e a carruagem cama CIWL 2796, tema deste artigo. Ficam a faltar uma segunda carruagem cama e o restaurante.

Para a segunda carruagem cama, uma sugestão seria a carruagem nº 2800, gémea da 2796, que acabou de ser comercializada com grande sucesso. Daqui desafiamos a SUDEXPRESS a comercializar um segundo numero, com a alteração de detalhes no esquema de pinturas respectivo.

Para a carruagem restaurante, sugerimos a carruagem nº 3562. Pertencente a uma série especificamente fabricada para a península Ibérica em 1930, duas delas prestaram serviço em Portugal. Uma delas, a 3563 sofreu um incêndio em 1957 e foi vendida a  um particular ficando apenas a 3562. Esta carruagem pode ser obtida a partir de um modelo RIVAROSSI, com a alteração do esquema de pintura, lettering e lanternas, e no interior, colocando 36 lugares para refeição. Sob o chassis também tem que ser instalada alguma aparelhagem específica das carruagens que circularam na Península Ibérica.

Após a entrada em serviço das locomotivas da série CP 2550, a partir de Setembro de 1964, e da 1ª série das carruagens SOREFAME a partir de 1963, poderemos formar para o Sud Expresso Ibérico entre 1964 e 1965, a seguinte composição:

Composição plausí vel para o Sudexpresso perto de meados dos anos 60, já com as locomotivas CP 2550 em serviço e das carruagens SOREFAME A9yf de 1963

Composição plausível para o Sudexpresso perto de meados dos anos 60, já com as locomotivas CP 2550 em serviço e das carruagens SOREFAME A9yf de 1963

Neste caso, atrevemo-nos a fazer um pouco de futurologia, porque neste momento não está prevista/anunciada nenhuma produção das carruagens SOREFAME utilizadas na época. Alguns modelistas já se aventuraram a reproduzir esta carruagem, nomeadamente o David Nobre, que expôs um modelo na LOCOMODELS EXPO.

Quanto à restante composição aplica-se o que se disse anteriormente para a segunda carruagem cama (que nem sempre era utilizada, menos uma dificuldade), e para o furgão.

Para a carruagem restaurante, sugerimos a carruagem nº 4110. Inicialmente da série complementar das Pullman Étoile du Nord 2ª classe, com cozinha, foram transferidas 8 carruagens para a Península Ibérica entre 1964 e 1965, todas para Portugal, sofrendo uma profunda alteração para restaurante. Esta carruagem pode ser obtida a partir do modelo RIVAROSSI, com a alteração do esquema de pintura e lettering, e no interior, com a necessidade de alterar o espaço da cozinha e alterar pelo menos 2 janelas do lado oposto ao da cozinha, colocando 38 lugares para refeição. Sob o chassis também tem que ser instalada alguma aparelhagem específica das carruagens que circularam na Península Ibérica.

Publicamos em seguida um video com o unboxing deste modelo, onde se simulam as composições propostas.

A webrails.tv agradece ao C.E.C., Clube dos Entusiastas do Caminho-de-Ferro pela cedência das instalações e da maqueta, e ao modelista João Corte-Real pela cedência de alguns modelos.