free web
stats

FERMODEL 2018: conclusões de uma exposição muito participada (3/3)

Neste 3º e ultimo apontamento sobre a FERMODEL 2018, vamos abordar os restantes expositores não modelistas que estiveram presentes, para além da webrails.tv que esteve presente como media partner.

Alguns dos modelos expostos no stand do C.E.C. (Foto A.Sequeira)

Alguns dos modelos expostos no stand do C.E.C.
(Foto A.Sequeira)

Começamos pelo C.E.C.-Clube dos Entusiastas do Caminho-de-Ferro, com inúmeras referencias na webrails.tv, em grande parte pela sua actividade intensa ao nível do modelismo. O Clube, por via de doações de vários sócios, possui no seu inventario uma coleção de modelos mais antigos da Märklin, dos quais uma amostra significativa foi exposta numa vitrine do stand do C.E.C. Segundo o seu Presidente, José Pinheiro, a amostra que o C.E.C. expôs permite avaliar a importância da Märklin no modelismo ferroviário ao longo dos séculos XX e XXI, quer pela qualidade dos modelos à data da sua produção e longevidade dos mecanismos das locomotivas, quer pela sua universalidade, pois produziu modelos desde a Europa, à América do Norte e Sul, e ultimamente, alguns asiáticos. Todas as locomotivas expostas funcionam.

Os stands da loja ComboiosElectricos.com e do C.E.C. (Foto A. Sequeira)

Os stands da loja ComboiosElectricos.com e do C.E.C.
(Foto A. Sequeira)

Outra presença a destacar é a da loja ComboiosElectricos.com. Esta loja de Oeiras, é uma das lojas onde os märklinistas portugueses não só encontram uma variedade importante de modelos da marca, como é um dos principais POS em Portugal. Na presença o destaque vai para a documentação disponibilizada gratuitamente assim como a apresentação da relação de serviços prestados.

Evidentemente, o destaque não estaria completo sem a referencia à presença da marca fabricante, a Märklin.

Ao contrario do que chegou a ser veiculado pela webrails.tv, não se confirmou qualquer deslocação do quartel general na Alemanha até Carcavelos, por conflitos de agenda, mas, no entanto, o fabricante não deixou de se associar ao evento, e marcou presença através do representante em Portugal.

Material exposto nos stand da Märklin (Foto A. Sequeira)

Material exposto nos stand da Märklin
(Foto A. Sequeira)

Mas também esteve presente com um stand, onde estavam expostos modelos, documentação e material de marketing usado pela marca ao longo da sua existência e com vários posters gigantes afixados nas paredes do pavilhão.

No vídeo que juntamos no final do artigo, o representante explica o significado da presença na exposição assim como a visão da marca para o mercado português. E, reconhece o valor da produção do evento e do grupo de modelistas.

Modelo da BR 194 DB, oferecido pela Märklin à FERMODEL (Foto Märklin)

Modelo da BR 194 DB, oferecido pela Märklin à FERMODEL
(Foto Märklin)

A expressão de reconhecimento da marca alemã  ao evento FERMODEL 2018 teve o ponto alto na oferta de uma locomotiva eléctrica da Deutsche Bundesbahn (DB) class 194. Na realidade, o original data do inicio dos anos 40, adquirido pela então DRG, e foram fabricadas 231 unidades. No final da 2ª Guerra Mundial, 44 unidades foram entregues à Áustria.

O modelo seleccionado é uma replica de um veículo ferroviário alemão usado na tracção de comboios de mercadorias. A versão reproduzia pela Märklin tem como referência a peça preservada para Museu, reposta na sua versão original e em estado de funcionamento certificado. Entre os alemães é conhecido por “Grünes Krokodil”, ou “crocodilo verde” alemã.

Obviamente, o modelo está equipado com toda a tecnologia mais recente da Märklin, e rolou durante o dia de domingo na maqueta.

A marca não esqueceu a presença do universo my world, disponibilizando o kit de iniciação “Farming Starter Set” e alguns acessórios. Muito brevemente publicaremos um artigo só dedicado a este tema.

O prémio de melhor cenografia foi atribuído pelo representante da Märklin ao módulo que apresentava as bicicletas, e, para além deste, também foram entregues lembranças aos modelistas que se destacaram na exposição.

 

Parte 01 / Parte 02