Ferrovia andou de PNI 2030
O Governo lançou na tarde desta terça-feira, no auditório do LNEC em Lisboa, o Programa Nacional de Investimento (PNI) 2030. O primeiro Ministro António Costa a fechar e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas a abrir, marcaram presença.
A cerimónia deu o pontapé de saída para um programa de investimento publico, a aplicar no Portugal pós 2020, que o Governo quer ver abordado em cinco grandes debates, ainda por definir, e que termine em proposta com aprovação na Assembleia da República de dois terços.
Os eixos a reflectir, entre Julho e Setembro, recairão sobre ferrovia, rodovia, mobilidade, ambiente e energia, adiantou Pedro Marques.
Por outro lado, no sentido de haver decisões politicas com músculo nas grandes obras públicas, António Costa, destacou o papel do futuro Conselhos Superior de Obras Públicas.
Dando conta que estará para breve a criação da entidade, que deverá ser representativa na área da mobilidade e dos transportes de forma transversal.
. | No final da sessão Leiria Pinto, presidente da ADFERSIT, fez uma leitura da sessão de lançamento do programa PNI 20130. | . |
No alinhamento da sessão, António Laranjo, presidente da IP, procedeu ao balanço da aplicação do PETI 3+. A apresenteação foi esturada em três áreas: PETI 3+, execução por sector e balanço global.
Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.