1ª Edição da FERMODEL 2018 já mexe!
O grupo FERMODEL, que a webrails.tv divulgou num dos artigos dedicados à LOCOMODELS EXPO 2017 (aqui), reuniu-se este fim de semana para o primeiro ensaio do que será a maquete a expor na FERMODEL 2018, a 1ª exposição do grupo que decorrerá nos dias 2 e 3 de Junho de 2018, o primeiro fim de semana de Junho, em Carcavelos, no pavilhão 2 do Centro Recreativo Quinta dos Lombos.
Relembramos que a FERMODEL é um grupo de amigos modelistas ferroviários à escala H0, que se dedica à construção e exposição de um layout de módulos em tecnologia Marklin, portanto de alimentação em corrente alterna e tecnologia digital mfx.
Estão confirmados 31 módulos segundo a norma Marklin, de 1,2m de extensão cada, dos quais 18 serão inteiramente novos, o que promete grande impacto. A webrails.tv acompanhou parcialmente este ensaio, do qual destacamos:
-
Muitos dos participantes inscritos estiveram presentes
-
Os novos módulos, estão num estado avançado de planeamento, alguns praticamente prontos
-
Todos os módulos estarão digitalizados
-
Estarão presentes pelo menos 3 showcases, de modelistas conhecidos, não forçosamente de tecnologia Marklin
- Estarão presentes expositores com modelos antigos da Marklin
-
A marca confirmou a sua presença institucional, na participação do Director de Exportação da Marklin/Trix
-
Ainda existe espaço disponível para expositores, sem módulos, como clubes, sendo que o CEC já confirmou a sua presença, ou outro tipo de instituição que o solicite
A organização gostaria de contar com a presença de lojas, sobretudo daquelas que vendam artigos que se possam aplicar no modelismo ferroviário, mas infelizmente, com a impossibilidade legal de se autorizarem vendas, o interesse das lojas contactadas não é grande, o que é pena, pois seria sempre possível a aceitação de encomendas para venda diferida.
Infelizmente nesta edição não há espaço para módulos de outros grupos, como o CIMH0 ou o grupo de Módulos de Comboios do Norte, mas a organização não desiste da ideia de juntar no futuro os vários grupos que existem em Portugal, para que a divulgação do hobby se torne cada vez mais forte e atraia novos modelistas.
Outra constatação que pudemos ver neste ensaio, é a existência de módulos com ambiente português e alguns módulos que saem directamente de maquetes próprias para a exposição e depois serão recolocadas na maquete original. As fotografias falam por si, e a exposição promete por tudo aquilo que aqui relatámos.