Centenário de viagem presidencial motivo de exposição
Os 100 anos passados sobre a primeira viagem presidencial, assinalados em 2017, foram o mote para a exposição temporária “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado”, patente no Palácio da Cidadela de Cascais, até Março.
A proposta do Museu da Presidência da República recua no tempo, até Outubro de 1917, onde a propósito do enredo da primeira deslocação oficial, recupera a figura de Bernardino Machado, o Chefe de Estado de então, a afirmação da ainda jovem republica portuguesa, e o esforço de guerra do país no teatro de operações europeu da primeira grande guerra.
. | Em Dezembro a webrails.tv passou pela exposição e recolheu um apontamento Elsa Alípio, curadora da exposição. |
. |
O comboio foi o modo de transporte escolhido para o périplo europeu. O modo marítimo não se impôs. Apesar da mobilidade terrestre ser limitada. Na altura as soluções de transporte eram simples e as infraestruturas de comunicação pouco desenvolvidas. A presença de submarinos alemães no Atlântico remeteu a opção para o modo ferroviário.
No entanto a jornada revelou aspectos que ainda hoje marcam o sector. Como a introdução de bogies no material circulante, um avanço para a época que mitigou o descarrilamento de composições, ou o facto da bitola ser irrelevante para consumar a visita de Estado. A partir da fronteira francesa a viagem foi feita num comboio francês.
De sublinhar ainda, na exposição, a colaboração de dois entusiastas do modo ferroviário. O desenho em vinil que reproduz a composição histórica portuguesa é de Eugénio Santos. Fernando Pedreira assessora o desenho do material circulante. O comboio preenche em comprimento a parede que serve de fundo às salas do espaço.
A jornada internacional teve inicio a 8 de Outubro de 1907 na Estação do Rossio, local onde terminou a 28. Ao longo de 18 dias, o programa levou Bernardino Machado e comitiva a uma agenda de encontro oficiais em Espanha, Rei Afonso XIII, França, presidente Raymond Poincaré, Inglaterra e Bélgica, Rei Jorge V e Alberto I, réis de Inglaterra e Bélgica, respectivamente.
Afirmar a República, instaurada em 1910, no contexto Europeu e dar moral às tropas portuguesas envolvida no conflito, motivaram a viagem de Estado.
A exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 Anos da Primeira Visita de Estado” integra o calendário de iniciativas do Museu da Presidência da República.
Está patente no Palácio da Cidadela de Cascais de 2017/11/08 até 2018/03/04 . Pode ser vista de terça-feira a domingo das 10h00 às 13:00 e das 14h00 às 18:00.