free web
stats

Módulos Marklin na LOCOMODELS_EXPO 2017

Para muitos foi uma surpresa agradável a presença da FERMODEL Modelismo Ferroviário na LOCOMODEL_EXPO 2017. Pela novidade e pelo desconhecimento desta entidade.

O kit que representa a fábrica da Marklin – Foto Augusto Sequeira

A FERMODEL é um grupo de 17 amigos modelistas ferroviários, que se dedica à construção e exposição de um layout de módulos em tecnologia Marklin. Victor Mendes de Almeida assume a coordenação do projecto, que se iniciou no inicio de Julho de 2017. No final do artigo pode ser visto um apontamento vídeo onde se entrevista Victor Mendes de Almeida e se pode ver a movimentação das composições ao longo dos vários módulos presentes.

Victor Mendes de Almeida da FERMODEL

Victor Mendes de Almeida da FERMODEL

Estes módulos seguem a norma Marklin, 1,2 x 0,60 m, em escala H0, e os que foram apresentados foram construídos em 3 meses para poderem estar nesta exposição. Os módulos expostos, perfaziam 18 m de comprimento, mas irão aparecer muitos mais, afirma Victor Mendes de Almeida.

Mod_LE_Fermodel05

Como muitos outros modelistas, apesar de pertencerem a outros grupos, não lhes era possível participar e divulgar a paixão, e daí juntarem-se para darem corpo a esta missão muito específica, divulgar o modelismo Marklin, e daí o convite para a participação na LOCOMODEL_EXPO 2017.

Mod_LE_Fermodel03

O grupo é muito activo e dinâmico, como é fácil de perceber, pela realização dos módulos presentes em apenas 3 messes. Esta realização compreendeu antes da montagem em Alverca um ensaio geral que decorreu bem , o que possibilitou a montagem e movimentação durante a exposição, sem qualquer percalço.

O grupo pretende mostrar tudo o que a tecnologia digital permite, e por isso todos os módulos deverão estar digitalizados com sistema Marklin, que no fundo é muito semelhante a outros existentes. Os modelos que se utilizam devem estar preparados para o sistema, o que limita bastante a variedade de composições que se podem ver, inclusive composições portuguesas. Apesar disso, foi possível ver uma composição de mercadorias rebocada por uma locomotiva CP 1900, adaptada de um modelo disponível no mercado, mas tecnologicamente equipada para sistema Marklin.

Àparte estas especificações da Marklin, não existem mais regras, regulamentos ou burocracias, já que a FERMODEL, é um grupo de amigos que se junta para mostrar a sua paixão pelo modelismo ferroviário, lembra Victor Mendes de Almeida. Fica ao critério de cada um adaptar-se aos módulos existentes, compatíveis entre si, e à sua imaginação e criatividade.

Durante a exposição, o grupo contou com várias adesões, ultrapassando os 25 participantes, o que promete uma próxima participação em exposições mais rica e cheia de novidades. O grupo espera, expectante, mais convites para participações em eventos de modelismo.

Bom visionamento!