free web
stats

Retomada circulação no troço Luena-Kuito

angolaMap_cfb

Caminho de ferro de Benguela

Chegou esta sexta-feira (22 fevereiro) à cidade de Luena, província de Moxico, o primeiro comboio dos Caminho de ferro de Benguela (CFB), depois do acidente ocorrido no dia 16 de Fevereiro.

Com mais de 500 passageiros e carga a bordo, a viagem foi, segundo um passageiro, “uma viagem tranquila”. Enquanto que para a comerciante ambulante que se deslocou ao Luena, Madalena Nanpingala, mostrou satisfação com a circulação do comboio por permitir a transporte de produtos agrícolas do campo para os mercados de consumo.

 O tráfego ferroviário esteve interrompido devido a um acidente ocorrido no trajeto Luena (Moxico)-Kuito. Uma locomotiva do CFB, com 281 passageiros a bordo, embateu numa composição que estava a ser carregada com brita, destinada a reabilitação do ramal ferroviário na província do Moxico, leste do país. O acidente provou 24 feridos e o descarrilamento de quatro vagões. O trem de passageiros e a carga regressa sábado para a cidade do Kuito (Bié).

 Antes do acidente as circulações efetuavam-se, troço Huambo–Kuito–Luena, terças e quartas-feiras. Saída do Huambo às seis da manhã. No descendente, Luena–Kuito-Huambo, às sextas-feiras e sábados, com partida do Luena às quatro horas.