Ferry Ferroviário liga Turquia e Rússia
Entrou ao serviço, no passado dia 19 de fevereiro, a ligação “ferry ferroviária” que vai permitir um canal direto entre a Turquia e a Rússia, por caminho-de-ferro. A infraestrutura portuária em Samsun vai facilitar a logística ferry ferroviária, na ligação com o porto de Kavkaz, no mar negro. O projeto é considerado como uma importante ligação para a região de influência russa, e países como a Bulgária e Roménia. Segundo a RZD em comunicado, vai permitir “entrega de carga da Turquia para a Rússia, e países da Ásia Central. E no menor tempo possível, voltar com menores custos”.
A implementação deste novo projeto vai permitir á RZD transportar carga para a Turquia, e aos comboios turcos, por sua vez, ter acesso à rede russa. O novo canal abre também portas para os países da Comunidade de Estados Independentes. Numa primeira fase estão previstas cerca de 200 mil toneladas de carga transportada por ano. E, segundo os analistas, este projeto pode trazer benefícios económicos para a Turquia. O desenvolvimento económico poderá ajudar a Turquia a conseguir aderir à Organização de Cooperação de Xangai, e juntar-se assim a potências como a Rússia ou a China. O novo canal é também um caminho aberto para as repúblicas da Ásia Central – Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão.
O acordo entre Rússia e Turquia para desenvolver a ligação ferroviária de Ferry entre Kavkaz – Samsun, foi assinada em Ancara a 12 de Maio de 2010. A abertura oficial da linha de ferry estava programada para o início de 2011, mas tal não aconteceu. No entanto, o porto de Samsun desenvolveu o terminal de ferrys com solução ferroviária, construindo um caís para amarração 160 metros, e uma ponte com 5 vias. Em paralelo desenvolveu também uma triagem com espaço para cerca de 200 vagões. No porto de Kavkaz foi construído um terminal de triagem, com possibilidade de operar até seis comboios em simultâneo, para o tráfego de mercadorias vindas da Turquia. Segundo a RZD, este ferry será semelhante ao das linhas entre o porto de Kavkaz e do porto de Poti (Geórgia) e entre Kavkaz e Varna (Bulgária), onde a capacidade é de 50 vagões de carga por ferry. Existem também outros tipos de ferrys que transportam passageiros e carros.
O ferry da rota Samsun-Kavkaz pode transportar todo o tipo de material circulante, contentor standard, cargas perigosas, e fretes de grandes dimensões. O comprimento do navio é 150,32 metros, porte bruto de cerca de 6.500 toneladas. Project da linha de carga de 3,80 m, que permite operar em maré baixa no porto Kavkaz. Os vagões são colocados no andar superior em cinco linhas. Tem capacidade para 50 cisternas, 38 camiões de carga, e capacidade para 22 automóveis de passageiro.
O transporte de carga por ferry entre Rússia e Turquia já existia no período soviético. Mas depois de 1991, os principais portos passaram para a tutela da Ucrânia. A Rússia ficou operar apenas com Novorossiysk na região. O principal benefício que a nova linha pode trazer é a redução de tempo. A operação de carregamento do ferry ferroviário, pode demorar menos de 5 horas. O que representa menos de metade do tempo normal de carregamento, que pode ser para ferrys normais de quase um dia.