Portugal recebe Congresso Internacional de Formação Ferroviária em 2015
A cidade portuguesa de Lisboa deverá receber em 2015 o 3º Congresso Mundial de Formação Ferroviária. Trata-se de uma iniciativa da UIC (International Union of Railways) que deverá desembarcar em Lisboa no mês de abril de 2015, através do interesse das empresas CP, Fertagus, Refer e Instituto Superior Técnico, que num esforço conjunto apresentaram a candidatura portuguesa para o evento.
De acordo com a UIC, o Congresso tem como objectivo promover a excelência na Formação Ferroviária através das melhores práticas. Como linhas de força, este evento UIC, propõe-se destacar a inovação com aplicação prática na indústria ferroviária, de soluções suportadas por investigação e pesquisa na área da ferrovia. Identificar novos desafios na formação e técnologias de formação. E estimular o contacto para permuta de conhecimentos e experiências entre formação e gestão.
. |
Para ajudar a compreender o que pode representar a passagem do Congresso Internacional por Portugal, a webrails.tv colocou algumas questões ao Professor Mário Lopes, Presidente da ADFERSIT : De que é que se está a falar quando se fala de “formação ferroviária”? Formação de quadros superiores, maquinistas, operários e outro pessoal, especializados em todas as actividades relacionadas com a construção, gestão e manutenção da infraestrutura e do material circulante, bem como a operação ferroviária. Que importância para Portugal pode ter receber o 3º Congresso Internacional de Formação Ferroviária? Chamar a atenção das empresas do sector e das autoridades para a importância da formação ferroviária, bem como favorecer uma maior participação de quadros portugueses e respectiva interacção com os seus congéneres de outros países. O que o sector ferroviário nas áreas de pesquisa e investigação, pode valorizar neste congresso? Todo o intercâmbio e permuta de conhecimentos e experiências com colegas de outros países, vai permitir tomar conhecimento das diferentes experiências técnicas e metodológicas desenvolvidas noutros países e, eventualmente, poder aplica-las no nosso país. O que este Congresso pode estimular em Portugal nas empresas, industria e investigação? Uma valorização do desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico permanente, no sentido de oferecer as melhores soluções de gestão e de questões técnicas a todos os níveis, reforçando a competitividade do transporte ferroviário, tanto de passageiros como de mercadorias. |
. |
O Congresso é voltado para as áreas dos Recursos Humanos, Formação Administrativa e Executiva, Formação e Pesquisa. De acordo com a organização, são esperados na capital portuguesa congressistas de várias regiões do globo, num evento que procura compilar formação, investigação e actividade ferroviária.