Webrails.tv by Fermodel

Fermodel_Logo
Logo_WebRailsTV
Website with articles, videos and photographs related to the railway theme

O projecto WEBRAILS.TV, através do seu criador Rui Ribeiro, chegou ao FIM.

Tornou-se assim imperioso assegurar que o valioso espólio de informação, reunida ao longo de tantos anos e com enorme sacrifício pessoal de todos os envolvidos, não se perderá na memória dos tempos.

Com o esforço e empenho da Fermodel, podemos informar que a partir de hoje, 26 de novembro de 2021, estamos em condições de assegurar e partilhar o alojamento de todos os conteúdos da Webrails.tv, facto que muito nos orgulha e espelha a confiança depositada no trabalho que a Fermodel tem vindo a desenvolver neste difícil e desafiante ano, ainda assim muito condicionado por via da Covid-19.

Este é o contributo da Fermodel para perpetuar esta memória, e assegurar que este espólio de informação continua disponível para todos os entusiastas da ferrovia em Portugal.

Um agradecimento muito especial ao Rui Ribeiro por ter apostado e confiado na Fermodel como plataforma para continuar a divulgar o espólio da Webrails.tv e pela forma extremamente correcta e profissional que demonstrou ao longo de todo este processo.

De notar que os conteúdos da Webrails.tv não serão actualizados e são da inteira e exclusiva responsabilidade dos seus autores. Salientamos ainda que alguns conteúdos poderão não estar totalmente acessíveis. A data da útlima atualização é de Julho de 2021.

Clique na imagem para ter acesso aos conteúdos da Webrails.tv

Logo_WebRailsTV
Webrails.tv by Fermodel – Website com artigos, vídeos e fotografias relacionados com a temática do caminho de ferro

Fermodel na Trainspotter de Novembro de 2021

A revista Trainspotter publicou, na sua edição de Novembro de 2021, mais um artigo sobre a Fermodel. Desta vez o foco foi a sede da Fermodel e a maquete que está a ser construída pelos seus membros.

Esta grande maquete é gerida com uma Central Station Digital Märklin, modelo 60214, sendo o esquema em “osso de cão”. Durante a tarde, foi rodado um filme que pode ser visto here:

Link to the magazine's online edition

Visita do GMFA à Fermodel

A delegação do Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca (GMFA) visitou a Sede da Fermodel no passado dia 7 de Novembro de 2021.

Mais uma tarde passada em amena cavaqueira, em torno da temática do modelismo ferroviário, e com direito a uma pequena surpresa apresentada pelo David Nobre, cujas fotos documentam.

Uma visita que esperamos se possa vir a repetir com mais frequência.

Viagem Fermodel Entroncamento-Badajoz na automotora Allan

Crónica de uma viagem de comboio antigo nos tempos modernos

O Grupo entusiasta de comboios eléctricos FERMODEL, organizou uma viagem de comboio com o propósito, não apenas de viajar, mas também para oferecer aos seus membros, e familiares, um momento de convívio, de que há tanto tempo andam os portugueses afastados, de uma maneira geral.

A viagem, que decorreu sob os auspícios do bom tempo, com um dia esplendoroso, contou com 29 participantes, e teve início na estação do Entroncamento, numa automotora “Allan 0365”, com destino a Badajoz, não que esta cidade tivesse um interesse especial, mas apenas para proporcionar aos viajantes uns momentos agradáveis de convívio, apreciando a paisagem e degustando as boas iguarias que constavam no farnel que cada um preparara, e, sobretudo, para falar de comboios. Comboios em miniatura, que é o que está na génese do Grupo.

Durante a viagem os “camisas brancas” da Fermodel puderam conversar, comer, beber e até brincar, pois a boa disposição tomou conta do espaço, sem, contudo, que a animação do grupo perturbasse a serenidade dos demais passageiros, que viajavam por conta das suas vidas pessoais.

Ao chegar a Badajoz, e porque se fazia tarde, o Grupo almoçou num restaurante no edifício da estação, “MAS COSAS”, tendo a generalidade dos presentes ficado agradado com o serviço e, sobretudo, com as comidas bem temperadas e apresentáveis.
Claro que ir a Badajoz e não comprar caramelos, será o mesmo que “ir a Roma e não ver o Papa”. Pois desenganem-se aqueles que tinham essa expectativa; de caramelos, nada! E o pior é que no Entroncamento já não anda por lá aquele bom homem que vendia meia dúzia de caramelos por cinco tostões, cada cor, seu paladar…

Voltámos à viatura ferroviária, para regressar ao Entroncamento e, se alguns estavam a contar em passar pelas brasas – aliás, não há viagem de comboio que o passageiro não durma um belo sono… -, ninguém cometera tal atrevimento, o convívio manteve-se, através de animadas conversas entre todos e, inclusive, conversando, planeado e arquitectando novos módulos para levar a futuras exposições, ou novas visitas a locais com interesse, desde que a maior parte da viagem seja feita através de comboio.

O maquinista, sendo ainda muito jovem, mostrou ser uma pessoa altamente qualificada, levando a que um veículo ferroviário dos anos 50, ainda, que remodelado, fizesse a viagem de ida e volta sem percalços, que a todos deu prazer, gozo e vontade de repetir.

Text by the Mário Mendes (Fermodel Member)

Galeria de fotos:

Exposição Encontro Ibérico de Modelismo 2021 – Cancelado

A Fermodel foi convidada a participar no evento organizado pelo CIMH0 Encontro Ibérico de Modelismo 2021 que terá lugar nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2021 no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa.

A edição de 2021 terá lugar no Pavilhão Pequeno do Complexo Desportivo do Casal Vistoso em Lisboa, à semelhança da edição do Encontro Ibérico de Modelismo 2019, tendo sido atribuído à Fermodel cerca de 22 metros para montar os nossos módulos.

Infelizmente, a situação de pandemia no país obrigou ao cancelamento deste evento nos últimos dias de novembro.

en_GBEnglish (UK)